Internacional

Chanceler de Lula afirma que não há perspectiva de quando a fronteira entre Gaza e Egito será aberta

Cerca de 30 brasileiros esperam a abertura da fronteira para sair da região de conflito

Agência O Globo - 18/10/2023
Chanceler de Lula afirma que não há perspectiva de quando a fronteira entre Gaza e Egito será aberta
Lula - Foto: Agência Brasil

As dificuldades para a retirada dos 32 brasileiros que estão há mais de uma semana na Faixa de Gaza, à espera da abertura da fronteira para irem para o Egito, levaram o chanceler Mauro Vieira e demonstrar pessimismo. Em conversa com jornalistas, nesta quarta-feira, Vieira afirmou que não há perspectivas de quando isso poderá acontecer.

— Não temos ideia [sobre quando será aberta a fronteira] e estamos trabalhando intensamente com as autoridades egípcias e do outro lado — disse o chanceler.

Vieira destacou que tanto ele quanto o presidente Luiz Inácio Lula da Silva vêm conversando com autoridades de vários países e disse que a passagem dos brasileiros pela fronteira precisa ocorrer em segurança. Afirmou que há cerca de 5 mil estrangeiros tentando sair da região.

— Falamos com Israel, Egito e Palestina. Só existe uma passagem possível e não há uma perspectiva. A abertura depende de uma série de questões e nossa preocupação é com a vida das pessoas — disse.

Ele informou que restam 150 brasileiros para serem trazidos para o Brasil. O número inclui os nacionais que estão em Gaza.

Os brasileiros que estão na Faixa de Gaza aguardam a abertura da fronteira com o Egito. Veículos foram contratados pelo Itamaraty para levar essas pessoas para o aeroporto do Cairo, para embarcarem em um avião de FAB e virem para o Brasil.

Uma aeronave da FAB com ajuda humanitária para Gaza passará por Al-Arish, a nordeste do Cairo, e depois seguirá para a capital do Egito. A tripulação vai aguardar o transporte dos brasileiros que estão na Faixa de Gaza.