Internacional

Treze pessoas morrem, entre elas 5 crianças, após confrontos com forças israelenses na Cisjordânia

Israel evacua cidade no norte após confrontos na fronteira com o Líbano

Agência O Globo - 20/10/2023
Treze pessoas morrem, entre elas 5 crianças, após confrontos com forças israelenses na Cisjordânia

Treze pessoas, entre elas cinco crianças, foram mortas em confrontos com as forças israelenses no campo de refugiados de Nur Shams, na Cisjordânia, segundo publicou o the Guardian, com base em informações do Ministério da Saúde palestino. O Crescente Vermelho palestino também confirmou o número de mortes.

O ministério disse, ainda, que seis palestinos foram mortos em um raro ataque aéreo israelense ao campo, na quinta-feira. Segundo os militares israelenses, o ataque matou militantes e resultou em 10 oficiais israelenses feridos. Mais de 74 palestinos foram mortos na Cisjordânia desde o início da guerra.

Nesta sexta-feira, autoridades israelenses anunciaram planos para evacuar a cidade de Kiryat Shmona, no norte do país, após dias de confrontos com combatentes do Hezbollah, na fronteira com o Líbano.

“Há pouco, o comando do norte informou o prefeito da cidade sobre a decisão. O plano será executado pela autoridade local, pelo Ministério do Turismo e pelo Ministério da Defesa”, afirmou o exército israelense, em comunicado.

Kiryat Shmona, com 25 mil habitantes, encontra-se numa zona sob tensão desde o ataque lançado pelo movimento islâmico palestino Hamas, em 7 de outubro, em solo israelense.

O ataque matou 1.400 pessoas, a maioria civis. Desde então, o exército israelita está em alerta na fronteira norte do país para travar uma possível ofensiva do movimento libanês pró-iraniano Hezbollah.

Desde 7 de outubro, os confrontos na fronteira entre Israel e o Líbano causaram cerca de vinte mortos, na sua maioria combatentes, mas também um jornalista da agência Reuters e dois civis.

Do lado israelense, pelo menos três pessoas foram mortas.