Internacional
Escalada de ataques em Gaza será 'catastrófica' para civis, diz Alto Comissário da ONU
Diplomata já havia afirmado que o conflito causaria 'mais sofrimento aos civis, tanto israelenses quanto palestinos'
Qualquer escalada ou mesmo continuação da ação militar de Israel na Faixa de Gaza será “catastrófica” para a população local, afirmou nesta sexta-feira Filippo Grandi, Alto Comissário da ONU para os Refugiados. O diplomata já havia dito que o conflito causaria “mais sofrimento aos civis, tanto israelenses quanto palestinos”.
— Posso afirmar com certeza que qualquer nova escalada ou mesmo continuação das atividades militares será simplesmente catastrófica para o povo de Gaza — afirmou Grandi durante conferência de imprensa realizada em Tóquio.
A fala do Comissário ocorre no momento em que o principal hospital de Gaza está “à beira do colapso”, segundo a organização Médico Sem Fronteiras (MSF). O al-Shifa, de acordo com a instituição, só possui combustível suficiente para seus geradores de energia por mais 24 horas. O local é um dos poucos no enclave palestino que ainda tem eletricidade.
Além de servir como abrigo para deslocados, o hospital está tratando milhares de feridos, incluindo os que vieram da explosão do hospital al-Ahli. Coordenadora médica da MSF para a Palestina, Guillemette Thomas afirmou que “muitos pacientes morrerão nas próximas horas, porque está se tornando impossível conseguir atendimento médico”.
— Pacientes com doenças crônicas, como diabetes e câncer, e mulheres grávidas também estão em risco devido à escassez geral de medicamentos.
Mais lidas
-
1EXEMPLO A SER SEGUIDO
Enquanto regiões do Nordeste trocam asfalto por concreto para reduzir calor, municípios de Alagoas vão na contramão com cidades mais quentes
-
2SEM PUDOR
Ju Isen, musa das manifestações mostra o ânus durante transmissão ao vivo de Carnaval
-
340 ANOS DE PRISÃO
Ministério Público pede condenação de Sargento da PM por matar feirante
-
4ESTAVA DESAPARECIDO
Filho de vereador é encontrado decapitado em São Miguel dos Milagres
-
5OPORTUNIDADE
Palmeira terá PSS da Educação; serão ofertadas 20 vagas