Internacional
Escalada de ataques em Gaza será 'catastrófica' para civis, diz Alto Comissário da ONU
Diplomata já havia afirmado que o conflito causaria 'mais sofrimento aos civis, tanto israelenses quanto palestinos'
Qualquer escalada ou mesmo continuação da ação militar de Israel na Faixa de Gaza será “catastrófica” para a população local, afirmou nesta sexta-feira Filippo Grandi, Alto Comissário da ONU para os Refugiados. O diplomata já havia dito que o conflito causaria “mais sofrimento aos civis, tanto israelenses quanto palestinos”.
— Posso afirmar com certeza que qualquer nova escalada ou mesmo continuação das atividades militares será simplesmente catastrófica para o povo de Gaza — afirmou Grandi durante conferência de imprensa realizada em Tóquio.
A fala do Comissário ocorre no momento em que o principal hospital de Gaza está “à beira do colapso”, segundo a organização Médico Sem Fronteiras (MSF). O al-Shifa, de acordo com a instituição, só possui combustível suficiente para seus geradores de energia por mais 24 horas. O local é um dos poucos no enclave palestino que ainda tem eletricidade.
Além de servir como abrigo para deslocados, o hospital está tratando milhares de feridos, incluindo os que vieram da explosão do hospital al-Ahli. Coordenadora médica da MSF para a Palestina, Guillemette Thomas afirmou que “muitos pacientes morrerão nas próximas horas, porque está se tornando impossível conseguir atendimento médico”.
— Pacientes com doenças crônicas, como diabetes e câncer, e mulheres grávidas também estão em risco devido à escassez geral de medicamentos.
Mais lidas
-
1FUTEBOL
Neymar confirma seu retorno ao Santos após 12 anos: 'Parece que estou voltando no tempo'
-
2BASQUETE
Jayson Tatum deixa jogo com lesão, Celtics derrotam Kings e emplacam 6ª vitória seguida na NBA
-
3CIDADANIA
Vice-governador Ronaldo Lessa convida para ato político em defesa da democracia com ampla união de partidos em Alagoas
-
4TÊNIS
Alcaraz vence compatriota Fokina por 2 a 0 e avança à final do Masters 1000 de Montecarlo
-
5FUTEBOL
Último jogo de Neymar pelo Santos teve estreia de Gabigol e não foi na Vila Belmiro; relembre

