Internacional

Eleições na Argentina: Massa cresce quase 10 pontos e Milei estagna desde as primárias

Ultra-liberal foi o mais votado em agosto, com quase 30% dos votos, enquanto a governista União pela Pátria teve cerca de 27%

Agência O Globo - 23/10/2023
Eleições na Argentina: Massa cresce quase 10 pontos e Milei estagna desde as primárias
Sergio Massa - Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil

Além de apontar a vantagem do candidato peronista Sergio Massa, a apuração preliminar apresentada logo após o primeiro turno da eleição presidencial na Argentina mostrou um um crescimento de Massa e uma estagnação do ultra-liberal Javier Milei desde as eleições primárias, realizadas em agosto.

Contexto: Sergio Massa surpreende, lidera a votação e vai disputar o segundo turno com Javier Milei

Especialistas: estilo de cabelo de Javier Milei é calculado e repete outros expoentes da direita

Com 92,37% das urnas apuradas, Massa aparece com 36,37% dos votos válidos, quase 10% a mais do que conquistou nas Primárias Abertas Simultâneas e Obrigatórias (Paso), quando o bloco União pela Pátria, pela qual também concorria Juan Grabois, conquistou 27,28%, de acordo com o resultado final, divulgado no fim do mês da votação.

Em contrapartida, Milei, que foi o mais votado nas Paso, praticamente estagnou no mesmo período. De acordo com o resultado final, o ultra-liberal conquistou 29,86%. Na votação deste domingo, pelo resultado parcial, chegou a 30,15%.

Logo após o resultado preliminar das Paso, o resultado alcançado por Milei foi apontado por analistas como um sinal do descontentamento da população contra o governo e as forças tradicionais da política. O ultra-liberal chegou a receber elogios de Mauricio Macri, cujo partido Juntos pela Mudança, lançou candidatura própria, com Patricia Bullrich.