Internacional
Criação do estado Palestino é defendida como solução no Oriente Médio
A criação do estado Palestino foi defendida como solução para a crise no Oriente Médio, entre Israel e o Hamas. O ministro das Relações Exteriores do Brasil, Mauro Vieira, comandou um debate aberto do Conselho de Segurança da ONU. O Brasil é o atual presidente do órgão.
Vieira lembrou que os atos de terrorismo do Hamas mataram milhares de pessoas em Israel, incluindo três brasileiros e defendeu a libertação dos reféns capturados pelo grupo.
Outro ponto foi a crítica à escalada da violência em Gaza, considerada inaceitável. Vieira disse que Israel deve proteger as pessoas de acordo com a lei internacional e parar ocupações.
Na abertura, o secretário-geral da ONU, Antonio Guterres, reconheceu que os ataques do Hamas não aconteceram do nada e o que povo palestino tem sido submetido a décadas de ocupação sufocante. No entanto, esse histórico não justifica os ataques do Hamas contra civis em Israel. E nem esses ataques podem ser usados como justificativa para os bombardeios na Faixa de Gaza.
Guterres se disse profundamente preocupado com as violações ao direito humanitário em Gaza e pediu um cessar-fogo.
Internacional Brasília 24/10/2023 - 15:50 Sâmia Mendes / Alessandra Esteves Gabriel Brum - Repórter Rádio Nacional Conflito no Oriente Médio Israel Palestina Conselho de Segurança terça-feira, 24 Outubro, 2023 - 15:50 1:33
Mais lidas
-
1BULLYING POLÍTICO
Cúpula da prefeitura troca farpas públicas com o vereador-novato Kall Mello
-
2SEM PUDOR
Ju Isen, musa das manifestações mostra o ânus durante transmissão ao vivo de Carnaval
-
3PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Presidente da Câmara de Vereadores retira LDO da pauta e fará requerimentos de prestação de contas à prefeita Luísa Duarte
-
4OPORTUNIDADE
Palmeira terá PSS da Educação; serão ofertadas 20 vagas
-
5PERSEGUIÇÃO
Casal tenta fugir da polícia com R$ 6 mil em drogas e é preso em Arapiraca