Internacional
António Guterres nega que tenha justificado terrorismo contra Israel
O secretário-geral da Organização das Nações Unidas, António Guterres, negou nesta quarta-feira (25) que tenha justificado os atos terroristas cometidos pelo Hamas em Israel.
O pronunciamento de Guterres no início do debate aberto no Conselho de Segurança da ONU, nessa terça-feira, foi criticado pelas autoridades israelenses; que chegaram a pedir a sua renúncia.
No entanto, o secretário-geral da ONU disse que teve suas palavras deturpadas e que era necessário fazer o esclarecimento, especialmente por respeito às vítimas e às famílias.
Estou chocado com as deturpações de algumas das minhas declarações ontem no Conselho de Segurança, como se estivesse a justificar atos de terror por parte de uma massa, isto é falso, foi o oposto.
No pronunciamento desta quarta, ele reforçou que condenou os atos do Hamas e que nada pode justificar a morte deliberada, o ferimento e o sequestro de civis ou o lançamento de foguetes contra alvos civis.
O secretário-geral mencionou as queixas do povo palestino, pelos anos de ocupações de Israel, mas destacou que essas queixas não justificavam os ataques do Hamas. Da mesma forma, que esses ataques terroristas não justificavam os bombardeios de Israel sobre a Faixa de Gaza.
Internacional Brasília 25/10/2023 - 16:15 Sâmia Mendes / Alessandra Esteves Gabriel Brum - Repórter Rádio Nacional Conflito no Oriente Médio ONU Israel quarta-feira, 25 Outubro, 2023 - 16:15 1:14
Mais lidas
-
1BULLYING POLÍTICO
Cúpula da prefeitura troca farpas públicas com o vereador-novato Kall Mello
-
2SEM PUDOR
Ju Isen, musa das manifestações mostra o ânus durante transmissão ao vivo de Carnaval
-
3PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Presidente da Câmara de Vereadores retira LDO da pauta e fará requerimentos de prestação de contas à prefeita Luísa Duarte
-
4EXEMPLO A SER SEGUIDO
Enquanto regiões do Nordeste trocam asfalto por concreto para reduzir calor, municípios de Alagoas vão na contramão com cidades mais quentes
-
5OPORTUNIDADE
Palmeira terá PSS da Educação; serão ofertadas 20 vagas