Internacional
EUA atacam duas instalações usadas pelas forças iranianas na Síria
Militares dos EUA atacaram duas instalações no leste da Síria usadas pelo Corpo da Guarda Revolucionária Islâmica do Irã (IRGC) e grupos aliados. A informação foi confirmada pela AFP a partir de declarações do secretário de Defesa, Lloyd Austin, nessa quinta-feira.
“Os ataques de precisão de autodefesa são uma resposta a uma série de ataques contínuos e, em sua maioria, malsucedidos, contra pessoal dos EUA no Iraque e na Síria, por grupos de milícias apoiados pelo Irã, que começaram em 17 de outubro”, disse, em comunicado.
Segundo o The Guardian, o Pentágono disse que tomará medidas adicionais se os ataques de aliados do Irã continuarem. Os ataques foram ordenados pelo presidente Joe Biden, de acordo com a reportagem.
Os alvos sírios atingidos pelos EUA incluíam instalações de armazenamento de armas e munições, e foram atingidos em manobras de caças F-16.
Ainda segundo o Guardian, milícias ligadas ao Irã atingiram bases americanas na Síria e no Iraque, aumentando os temores de uma conflagração regional. Os ataques teriam sido reivindicados por grupos controlados diretamente por Teerã ou que compartilham a ideologia de outros grupos que atualmente lutam contra Israel.
Em sua declaração, Lloyd Austin disse que os EUA não buscam um conflito mais amplo, mas se os grupos de aliados ao Irã continuarem, os EUA não hesitarão em tomar medidas adicionais para proteger suas forças.
Mais lidas
-
1FUTEBOL
Neymar confirma seu retorno ao Santos após 12 anos: 'Parece que estou voltando no tempo'
-
2BASQUETE
Jayson Tatum deixa jogo com lesão, Celtics derrotam Kings e emplacam 6ª vitória seguida na NBA
-
3FUTEBOL
Argentina bate Uruguai, aumenta vantagem na liderança das Eliminatórias e deixa Brasil em 3º
-
4FUTEBOL
Dono de 25% do United critica gestão passada do Manchester United e cita Antony e Casemiro
-
5CONGRESSO
Câmara aprova pena para quem divulgar imagens de nudez geradas por IA

