Internacional

Quatro trabalhadores de usina nuclear de Fukushima foram atingidos por água contaminada

Dois dos trabalhadores foram hospitalizados com níveis de radiação considerados altos

Agência O Globo - 27/10/2023
Quatro trabalhadores de usina nuclear de Fukushima foram atingidos por água contaminada

Quatro trabalhadores da usina nuclear danificada de Fukushima foram atingidos por água contaminada com material radioativo. Dois deles foram hospitalizados por precaução, segundo informou a operadora da instalação, nesta sexta-feira.

O caso ocorrido na quarta-feira colocou em evidência os riscos que o Japão enfrenta ao desmantelar a usina, que foi atingida em 2011 por um enorme tsunami, no pior acidente nuclear do mundo desde Chernobyl, em 1986.

Cinco trabalhadores estavam limpando os tubos do sistema de filtragem de águas residuais para serem lançados ao mar, quando dois foram respingados, depois que uma mangueira se soltou acidentalmente, explicou um porta-voz da operadora TEPCO. Os outros dois se contaminaram durante a limpeza do vazamento, acrescentou.

Os níveis de radiação dos dois homens hospitalizados eram iguais ou superiores a 4 becquerels por centímetro quadrado, o nível máximo considerado seguro. Apesar disso, o médico que atendeu os trabalhadores garantiu haver poucas chances de os dois sofrerem lesões por radiação, disse a TEPCO.

“Fomos informados de que a condição dos dois homens hospitalizados é estável”, disse o porta-voz.

Ele acrescentou que a TEPCO está analisando como o incidente ocorreu e revendo medidas para evitar que aconteça novamente.

O incidente ocorreu poucos dias depois de a TEPCO ter concluído a descarga no mar do segundo lote de águas residuais da fábrica, quando inspetores da ONU visitaram a planta local para uma revisão de segurança.