Internacional

Guarda Costeira americana usa avião e barco em buscas por atirador que matou 18 em boliche no Maine

Canadá emitiu alerta para a presença de homem "armado e perigoso" na região de fronteira

Agência O Globo - 27/10/2023
Guarda Costeira americana usa avião e barco em buscas por atirador que matou 18 em boliche no Maine

A Guarda Costeira americana anunciou que mobilizou um barco e um avião para ajudar nas operações que tentam localizar Robert Card, de 40 anos, apontado como o atirador que matou 18 pessoas em um boliche no estado do Maine, na cidade de Lewiston.

Ataque nos EUA: quem são as vítimas de atirador que matou 18 pessoas no Maine

Leia mais: Relembre outros atentados que marcaram a história dos EUA

Na noite de quarta-feira, a polícia disse estar a procura de um carro da marca Subaru, que estava em nome de Card. De acordo com a emissora CBS, o veículo foi encontrado perto de um ancoradouro no rio Androscoggin, que dá no Golfo do Maine.

Como a região faz fronteira com o Canadá, as autoridades canadenses alertaram seus agentes na fronteira sobre a possível presença de um homem "armado e perigoso" na área.

Em entrevista coletiva, na manhã desta quinta-feira, o chefe da polícia de Lewiston, David St. Pierre, confirmou que o histórico psiquiátrico do suspeito é um dos elementos da investigação. Um mandado de prisão foi expedido contra Robert Card por pelo menos oito acusações de homicídio, com base nas oito pessoas, entre os 18 mortos no incidente, que já foram identificadas.

Os assassinatos ocorreram na cidade de Lewiston, a segunda cidade do estado do Maine, onde a população foi instada a permanecer em suas casas devido ao risco representado por este homem "perigoso", que provavelmente está armado, segundo as autoridades. Suas motivações para o ataque são desconhecidas.

"Forças da lei estão tentando localizar Robert Card [nascido em] 4/4/1983, como uma pessoa de interesse em relação ao tiroteio em massa no Schemengees Bar e Sparetime Recreation esta noite. Card deve ser considerado armado e perigoso. Entre em contato com a polícia se tiver conhecimento de seu paradeiro", afirmaram as autoridades locais, em comunicado.

Veja a linha do tempo do tiroteio em Maine:

Por volta das 19h (23h em Brasília): Dois tiroteios são relatados em Lewiston com várias vítimas. A informação é confirmada pelo Departamento de Segurança Pública do Maine.

20h: O Gabinete do Xerife do Condado de Androscoggin divulga fotos do suspeito armado e insta comerciantes a fecharem as portas.

20h09: A Polícia Estadual do Maine confirma que há "um atirador em atividade em Lewiston" e pede que a população fique em casa, com portas trancadas.

20h26: Moradores de Auburn, cidade vizinha, são instruídos a ficarem em casa.

20h53: A polícia de Lewiston afirma que o ataque a tiros ocorreu em dois locais: Schemengees e Sparetime Recreation, um restaurante e uma pista de boliche.

21h17: A polícia de Lewiston divulga a imagem de um veículo branco e pede informações a quem o tenha visto pelas ruas. À CNN, a Polícia Estadual do Maine disse que o carro é do suspeito do ataque.

22h52: A polícia nas redes sociais identifica um homem e o nomeia “pessoa de interesse” no caso.

Por volta das 23h30: O comissário do Departamento de Segurança Pública do Maine, Mike Sauschuck, afirma que um “veículo de interesse” foi encontrado em Lisbon, a pouco mais de dez quilômetros de Lewiston. O homem segue foragido.

23h34: As autoridades de Lisbon confirmam que repartições municipais estarão fechadas na quinta-feira e orientam moradores e comerciantes a permanecerem trancados.