Artigos
Economistas Alagoanos
“Os Economistas produzem bons diagnósticos, mas não garantem boas terapêuticas” Kennet Arrow, Prêmio Nobel de Economia. Alagoas fora dirigida por 03 economistas: Economista Divaldo Suruagy que, por sua vez, governou por três vezes num patamar de honestidade explicita. O Pecuarista-economista Manoel Gomes de Barros, que, num ano de gestão, realizou importantes realizações. O Economista Fernando Affonso Collor de Mello, formado pela UFAL, governou o Estado de Alagoas de 15.03.87 a 15.08.89.
Fernando Collor galgou à Presidência da República com uma enxurrada de votos. No Palácio do Planalto, promoveu a abertura da economia brasileira, tencionava substituir “as carroças brasileiras” em carros importados na esteira da globalização. Juntou-se ao rol de ex-presidentes Marechal Deodoro da Fonseca e Floriano Peixoto.
Marcos Antônio Moreira Calheiros, filho ilustre da bucólica Capela, a frente do Conselho Regional de Economia (CORECON-AL), por várias gestões dinamiza a Casa dos Economistas, defendendo a categoria como um todo. Visita órgãos como O Banco do Nordeste do Brasil, visando fomentar parcerias com o superintendente Sidinei Reis. Ademais, cria vagas de empregos destinados aos colegas de profissão.
Na qualidade de Conselheiro efetivo do CORECON, saúdo os Professores-economistas Viviane Figueiredo, Márcio Porangaba, Silvio Costa, Fernando Pinheiro, Edimilson Veras, Carlos Bulhões, Luiz Antônio Palmeira Cabral, Cícero Péricles. Os colegas Bennício Brandão, Maurílio Procópio, Conselheiro Federal do COREFON, Ivaldo Pinto, Braga Lyra, Porangaba, ex-presidente do PRODUBAN, José Gomes, Eduardo Bentes, Denilvaldo e Gilda Targino, Silvana Figueiredo, Cláudio Jorge, filho ilustre de Mar Vermelho, José Ribeiro Toledo Filho, residente em Lisboa, dentre outros.
Registro com pesar, o passamento dos colegas que voltaram à Casa do Pai: advogado-economista Cícero Veiga da Rocha, meu querido irmão-amigo de todos os tempos. Migrou à Terra de Fausto Cardoso para servir aos governos de Augusto – Albano Franco. O Professor Evilásio Soriano de Cerqueira, ex-secretário de Planejamento no governo de Guilherme Palmeira. Mauro Albuquerque, Radjalma Cavalcante, Carlos Milito, Pedro Macedo, e tantos outros.
O Economista José Paulo Gabriel dos Santos, preside a JORGRAF – Cooperativa dos Gráficos e Jornalistas do estado de Alagoas. Edita a poderosa Tribuna Independente, o maior diário de Alagoas. Cede generosos espaços aos colegas que opinam no veículo de comunicação do momento. Honra-me, sobremaneira, integrar essa honrada profissão. Trabalhei na secretária de Planejamento, bem como lecionei Economia várias décadas no Centro Universitário CESMAC. VIVA OS ECONOMISTAS ALAGOANOS !!!
Mais lidas
-
1JUSTIÇA ELEITORAL
Vereadores diplomados em risco e possíveis sucessores no novo caso das "laranjas" em Palmeira dos Índios
-
2FUTEBOL
Guardiola diz que má fase do Manchester City não é culpa de Haaland: 'É sobre nós'
-
3IPVA 2025
Sefaz divulga calendário de pagamento do IPVA em Alagoas
-
4FUTEBOL
A novidade do futebol em 2025 será o Super Mundial de Clubes
-
5SAÚDE
Lady Gaga em Copacabana: Artista usa Yoga para tratar condição que fez cancelar show no Brasil em 2017