Internacional
Atirador que matou 18 pessoas no Maine é encontrado morto pela polícia
Morte de Robert Card encerra uma busca de dois dias que levou a ordens de lockdown na região e ao fechamento de escolas e empresas
Robert Card, suspeito de ser autor de ataques a tiros em massa que resultaram na morte de 18 pessoas, mais 13 feridos, em Lewiston, no Maine, foi encontrado morto com um aparente ferimento de bala autoinfligido na cabeça em uma área florestal na cidade vizinha de Lisbon, confirmaram autoridades policiais na noite desta sexta-feira. A morte do suspeito, um reservista do Exército de 40 anos, encerra uma busca intensiva de dois dias que levou a ordens de lockdown na região e ao fechamento de escolas e empresas. Este foi o ataque armado contra civis mais mortal nos Estados Unidos desde o massacre em Uvalde, no Texas, no ano anterior.
Entenda: Por que a caçada a Robert Card, o atirador do Maine, foi difícil até para o FBI?
Ataque nos EUA: Quem são as vítimas de atirador que matou 18 pessoas no Maine
— Como muitos, estou respirando aliviada ao saber que Robert Card não é mais uma ameaça — disse a governadora do estado, a democrata Janet Mills, primeira a falar em uma coletiva de imprensa convocada às pressas pelas autoridades do Maine na noite desta sexta-feira, às 23h no horário de Brasília.
Na mesma coletiva, Michael Sauschuck, chefe de segurança pública do Maine, disse que os policiais vasculharam locais "múltiplas vezes" em busca do suspeito, mas se recusou a fornecer mais detalhes sobre como o corpo foi encontrado — o que teria ocorrido por volta das 19h45 locais (18h45 no horário de Brasília). Mais informações a respeito da força-tarefa que contou com centenas de agentes, incluindo do FBI e da Guarda Costeira americana, serão divulgados amanhã, em nova coletiva de imprensa com horário a ser definido.
Procurado: Guarda Costeira americana usa avião e barco em buscas por atirador que matou 18 em boliche no Maine
Após o encerramento das buscas, todas as restrições de caça a veados, impostas em quatro cidades onde os policiais procuravam o suspeito (Lewiston, Lisbon, Bowdoin e Monmouth), foram suspensas, disse Sauschuck.
'Armado e perigoso'
Card é suspeito de abrir fogo contra pessoas em uma pista de boliche e, em seguida, em um bar-restaurante na última quarta-feira. A lista com o nome das 18 vítimas fatais nos ataques foi divulgada nesta sexta-feira — a mais jovem tinha 14 anos e a mais velha, 76.
Sete morreram na pista de boliche Just-In-Time Recreation e oito no Schemengees Bar & Grille, a cerca de seis quilômetros de distância do primeiro local atacado. Outros três morreram no hospital. Um mandado de prisão havia sido expedido na quinta-feira contra Card por pelo menos oito acusações de homicídio, com base nas oito primeiras vítimas identificadas pela polícia.
A caça ao homem se estendeu por dois dias, por uma vasta área de um estado predominantemente rural, com muitos esconderijos potenciais. Durante as buscas, as autoridades alertaram aos residentes para não abordarem o suspeito em nenhuma circunstância, dizendo que ele era "armado e perigoso".
— Uma grande quantidade de recursos policiais, tempo e esforço está sendo dedicada 24 horas por dia [para encontrar o principal suspeito] — disse na manhã desta sexta-feira o chefe de polícia da cidade de Lewiston, David St. Pierre.
Helicópteros da polícia sobrevoaram cidades, a Guarda Costeira americana patrulhou um rio próximo a Lewiston e equipes táticas fortemente armadas invadiram casas pertencentes à família do suspeito para executar mandados de busca. Paralelamente, mergulhadores fizeram buscas no Rio Androscoggin, perto de onde um veículo ligado ao suspeito foi encontrado abandonado na quinta-feira.
Segundo investigadores que participavam da força-tarefa, a arma usada pelo suspeito foi comprada legalmente, poucos dias antes do mesmo ser hospitalizado e obrigado a se submeter a uma avaliação psiquiátrica, informou a rede de televisão americana CNN, citando fontes da polícia.
A arma, encontrada dentro do veículo ligado a Card abandonado em um píer na cidade de Lisbon, a pouco menos de 10 quilômetros dos locais dos ataques, será analisada pelo FBI em busca de impressões digitais e DNA e, em seguida, passará por testes de laboratório para determinar se as balas e cartuchos encontrados no local são correspondentes.
A senadora Susan Collins, republicana do Maine, disse que o presidente Biden ligou para ela nesta sexta para confirmar a morte do suspeito, acrescentando que o estado "pode respirar aliviado coletivamente". (Com agências internacionais)
Mais lidas
-
1ASSASSINATO
Homem é morto a tiros na Cafurna em Palmeira dos Índios
-
2HUMILHAÇÃO
CSE em crise: Ex-Prefeito, Prefeita Luisa Duarte e Vice Sheila abandonam time na torcida em campo e no bolso
-
3PAGOU O PATO
CSE demite técnico Fernando Tonet após derrota acachapante para o CRB
-
4SEM PUDOR
Ju Isen, musa das manifestações mostra o ânus durante transmissão ao vivo de Carnaval
-
5LENDA
Léo Batista era o funcionário mais antigo da Globo e tinha contrato vitalício com a emissora