Internacional

Israel faz bombardeios em meio à escuridão da Faixa de Gaza; veja fotos

Forças israelenses explicaram que 'as forças terrestres estão expandindo as atividades terrestres nesta noite'

Agência O Globo - 28/10/2023
Israel faz bombardeios em meio à escuridão da Faixa de Gaza; veja fotos
israel - Foto: twiter

Imagens feitas de dentro da Faixa de Gaza mostram o enclave sendo bombardeado em meio à escuridão, na sexta-feira. Os militares de Israel confirmaram que têm atacado a região durante a noite. Em comunicado, eles explicaram que "as forças terrestres estão expandindo as atividades terrestres nesta noite". Os fotógrafos das agências de notícias registraram grandes explosões no território palestino ocupado pelo exército israelense.

Ao Vivo: Israel anuncia incursão por terra no setor central da Faixa de Gaza

Invasão iminente: Israel amplia operação terrestre em Gaza após bombardeios destruírem rede de internet na região

A Reuters manteve uma câmera ao vivo posicionada do lado israelense da fronteira apontada em direção a Gaza. As imagens mostravam escuridão total com explosões ocasionais, que geravam fontes de luz. Havia poucos registros disponíveis do que estava acontecendo no local.

Apesar da comunicação limitada, alguns jornalistas palestinos – incluindo um repórter da Al Jazeera – organizaram uma transmissão ao vivo no Instagram a partir da Faixa de Gaza. A live mostrava as ruas escuras e o que, segundo eles, eram os intensos ataques aéreos israelenses.

Os jornalistas descreveram os apagões como “completamente desumanos” e disseram que os residentes que precisavam de ajuda já não conseguiam chegar aos serviços de emergência.

A Faixa de Gaza sofreu um apagão de comunicação nesta sexta-feira. O bloqueio completo de isolou o enclave do mundo exterior. Entidades internacionais relatam perda de contato com equipes em Gaza. O Unicef, a OMS e a ONG Médicos Sem Fronteiras informaram sobre a perda de contato com suas equipes em Gaza, incluindo instalações de saúde e parceiros humanitários.

"Estou extremamente preocupada com a segurança deles e com mais uma noite de horror indescritível para 1 milhão de crianças em [Gaza]", escreveu a diretora executiva do Unicef, Catherine Russel, no X (antigo Twitter).

O diretor-geral da OMS também se manifestou pela rede social, afirmando que o "cerco [de Israel] me preocupa gravemente quanto à segurança deles e aos riscos imediatos à saúde dos pacientes vulneráveis".

"Apelamos à proteção inequívoca de todas as instalações médicas, funcionários e civis em toda a Faixa de Gaza", disse o MSF.