Internacional
IA do WhatsApp mostra crianças empunhando armas em resposta às pesquisas dos usuários sobre ‘Palestina’
Por outro lado, as solicitações para 'israelense' não geram imagens de pessoas empunhando armas, mesmo em resposta a uma solicitação para 'exército israelense'
Um novo recurso de Inteligência Artificial (IA) do WhatsApp, que cria imagens em resposta às pesquisas dos usuários, gerou polêmica ao mostrar a figura de uma criança armada quando perguntado sobre os termos “palestino” ou “menino muçulmano palestino”.
Ao vivo: Terceira lista de estrangeiros autorizados a deixar Gaza não tem brasileiros; Blinken chega a Israel, que afirma ter cercado a cidade de Gaza
Veja também: Itamaraty cobra Israel para a liberação de brasileiros da Faixa de Gaza
No entanto, os resultados das buscas variaram quando pesquisados termos diferentes como, por exemplo, “menino israelense” em que as ilustrações mostram crianças jogando futebol e lendo.
A busca foi revelada nesta sexta-feira pelo Jornal The Gardian que fez uma sequência de prints comparando os resultados. Ainda de acordo com a pesquisa, quando perguntada sobre o termo “exército de Israel”, a Inteligência Artificial criou desenhos de soldados sorrindo e orando, sem armas envolvidas.
Os próprios funcionários da Meta relataram ao jornal que apresentaram o problema internamente, mas que as soluções continuam em discussão.
O WhatsApp é de propriedade da empresa Meta. A nova ferramenta permite que os usuários experimentem seu gerador de imagens de IA para criar um adesivo virtual. O recurso solicita permite a quem utiliza o recurso “transformar ideias em figuras".
Mais lidas
-
1PALMEIRA DOS ÍNDIOS
R$43 milhões na Prefeitura e R$ 765 mil na Câmara em janeiro: Cadê a Transparência?
-
2AÇÃO INTEGRADA
Mais de 20 pessoas são presas em operação contra organização criminosa
-
3PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Prefeita Luísa Duarte nomeia Jesimiel Pinheiro como secretário adjunto de infraestrutura
-
4
Operação integrada prende organização criminosa em Palmeira dos Índios
-
5USINA DE VOTOS
Em Palmeira dos Índios, mais da metade da população depende do Bolsa Família e há temor de uso eleitoreiro para 2026, com ex-imperador na disputa