Internacional
Justiça eleitoral autoriza Bukele a tentar reeleição em El Salvador
Opositores, juristas e analistas consideram que a candidatura é inconstitucional
O Tribunal Supremo Eleitoral (TSE) de El Salvador deu parecer favorável nesta sexta-feira à inscrição da candidatura à reeleição do presidente Nayib Bukele para o pleito de 4 de fevereiro, apesar das alegações da oposição de que tal medida é inconstitucional.
Combate à criminalidade: 'Bukeles regionais', que defendem linha-dura na segurança, perdem nas eleições do Equador e da Guatemala
Cópia de Bukele: Método é promessa em campanhas no Equador e Guatemala, mas dificilmente será posto em prática
"Com quatro votos e uma abstenção do magistrado Julio Olivo, a chapa presidencial do partido Novas Ideias" está inscrita "após corroborar o cumprimento dos requisitos legais", atestou o TSE em seu perfil na rede social X, o antigo Twitter.
Após o anúncio oficial, Bukele escreveu nessa mesma rede: "Legalmente inscritos e sem votos contrários."
Em 26 de outubro, Bukele e o vice-presidente Félix Ulloa compareceram ao TSE com a documentação necessária para solicitar a inscrição da chapa. A reeleição não era permitida em El Salvador até a chegada de Bukele ao poder, por isso opositores, juristas e analistas consideram que sua candidatura é inconstitucional.
O presidente foi habilitado a concorrer à reeleição em 2021 pelos magistrados do tribunal constitucional nomeados pelo Congresso dominado pela situação.
Contexto: Regime de exceção de Bukele sufoca gangues em El Salvador, mas dá poder absoluto a polícia e militares
Nesta sexta também foi confirmada a inscrição da chapa presidencial do grupo político herdeiro da guerrilha Frente Farabundo Martí de Libertação Nacional (FMLN, esquerda), integrada por Manuel Flores e Werner Marroquín.
"Com 5 votos, o órgão colegiado concordou em inscrever a chapa presidencial do partido FMLN", indicou o TSE.
Megaprisão: El Salvador constrói prisão gigantesca para 40 mil acusados de pertencer a quadrilhas
As outras chapas dos partidos de direita e centro deverão "corrigir algumas disposições" para serem inscritas, advertiu o tribunal.
Aos 42 anos e bastante ativo nas redes sociais, Bukele é o presidente mais popular da América Latina com 90% de aprovação dos salvadorenhos, segundo a pesquisa Latinobarómetro 2023 publicada em julho.
Esse apoio arrasador reside em sua política de segurança pública, que levou tranquilidade a comunidades aterrorizadas pelo crime organizado, mas à custa, segundo grupos humanitários, da limitação de direitos imposta pelo regime de exceção em vigor no país desde março de 2022.
Com o regime de exceção, que permite prisões sem mandado judicial, o governo deteve cerca de 72.600 supostos membros de gangues. Segundo as autoridades, em torno de 7 mil inocentes foram liberados.
Mais lidas
-
1PALMEIRA DOS ÍNDIOS
R$43 milhões na Prefeitura e R$ 765 mil na Câmara em janeiro: Cadê a Transparência?
-
2AÇÃO INTEGRADA
Mais de 20 pessoas são presas em operação contra organização criminosa
-
3PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Prefeita Luísa Duarte nomeia Jesimiel Pinheiro como secretário adjunto de infraestrutura
-
4USINA DE VOTOS
Em Palmeira dos Índios, mais da metade da população depende do Bolsa Família e há temor de uso eleitoreiro para 2026, com ex-imperador na disputa
-
5
Operação integrada prende organização criminosa em Palmeira dos Índios