Internacional
Mossad: saiba como atua a agência israelense que ajudou na prisão de grupo ligado ao Hezbollah
Inteligência israelense colaborou na operação contra suspeitos de planejar um ataque terrorista no Brasil ligados ao grupo radical libanês Hezbollah
A operação da Polícia Federal deflagrada nesta quarta-feira (08) para "prevenir atos terroristas" no país, a Operação Trapiche, contou com a cooperação de agências de inteligência dos Estados Unidos e de Israel, conhecida internacionalmente como Mossad. Oficialmente chamado de Instituto para a Inteligência e Operações Especiais, o órgão é responsável, desde 1949, por operações secretas e de espionagem fora do país.
Entre os principais objetivos do órgão estão evitar que inimigos adquiram e desenvolvam armas não-convencionais e prevenir ataques terroristas. A organização é comandada por um diretor que responde diretamente ao primeiro-ministro, Benjamin Netanyahu.
O Mossad trata-se de um dos principais braços da Comunidade de Inteligência de Israel, composta também pela Aman (Direção de Inteligência Militar, criada em 1950) e a Shin Bet (agência de inteligência mais voltada à segurança interna).
O recrutamento para a agência de inteligência é rodeado de sigilo, e inclui tanto judeus como não judeus. Além da experiência militar, o Mossad busca pessoas com habilidades especiais em eletrônica, computação, linguística.
Entre os episódios mais famosos vinculados a agentes do Mossad está a "Operação Cólera de Deus". Dois episódios do documentário "O mundo da espionagem", na Netflix, detalham a missão. Ela serviu para vingar a morte de 11 atletas israelenses nas Olimpíadas de Munique.Outras operações famosas internacionalmente foram a Entebbe, em 1976, para o resgate de reféns israelenses em um avião sequestrado em Uganda; e a operação Ícaro, em 1981, para interromper o avanço do Iraque na ciência nuclear.
Em 1972, as delegações ficaram em vilas quase sem segurança, graças à crença das autoridades de que não havia riscos. Porém, os apartamentos foram atacados e 11 israelenses, sequestrados. Tudo terminou em tragédia, depois de um plano desastrado das forças alemãs, que recusaram a oferta de colaboração de Israel. Nos anos seguintes, o Mossad executou vários dos envolvidos no atentado.
Em 1965, a agência também teve destaque no noticiário policial depois que o egípcio Eli Cohen foi descoberto e morto ao se infiltrar na cúpula militar da Síria.
Outras operações famosas internacionalmente foram a Entebbe, em 1976, para o resgate de reféns israelenses em um avião sequestrado em Uganda; e a operação Ícaro, em 1981, para interromper o avanço do Iraque na ciência nuclear.
Atuação no Brasil
O gabinete do primeiro ministro de Israel Benjamin Netanyahu informou pelas redes sociais que a agência israelense Mossad contribuiu com as investigações da PF.
“As forças de segurança segurança brasileiras, juntamente com o Mossad e os seus parceiros (...) e outras agências de segurança internacionais, frustraram um ataque terrorista no Brasil, planejado pela organização terrorista Hezbollah, dirigida e financiada pelo Irã”, diz a publicação do premiê de Israel
Ainda de acordo com a publicação, "esta era uma rede extensa que operava em outros países" e os alvos eram "israelenses e judeus no Brasil".
"Tendo como pano de fundo a guerra em Gaza contra a organização terrorista Hamas, o Hezbollah e o regime iraniano continuam a operar em todo o mundo para atacar alvos israelitas, judeus e ocidentais. A Mossad está trabalhando, e continuará a trabalhar, para frustrar estes esforços sempre que necessário, através de vários métodos", escreveu o premiê de Israel.
Já o ministro da Justiça e da Segurança Pública, Flávio Dino, usou as redes sociais para ressaltar que nenhum representante de governo estrangeiro "pode pretender antecipar resultado de investigação conduzida pela Polícia Federal".
Mais lidas
-
1DISCRIMINAÇÃO
Professor Cosme Rogério expõe racismo estrutural no PT de Palmeira dos Índios
-
2USINA DE VOTOS
Em Palmeira dos Índios, mais da metade da população depende do Bolsa Família e há temor de uso eleitoreiro para 2026, com ex-imperador na disputa
-
3PALMEIRA DOS ÍNDIOS
No governo Luísa Duarte, PT fica em segundo plano e maior fatia da assistência social segue sob controle de aliados de Julio Cezar
-
4COLISÃO FRONTAL
Em Satuba, acidente envolvendo um micro-ônibus e um táxi deixa dois mortos na BR-316
-
5REAGIRAM À ABORDAGEM
Suspeitos de matar a menina Maria Alice no Ouro Preto são mortos em troca de tiros com a PM