Internacional
Brasileiros em Gaza são autorizados a deixar área de conflito
Os brasileiros que estão em Gaza foram autorizados a deixar a área de conflito.
Segundo o Itamaraty, o ministro das Relações Exteriores de Israel, Eli Cohen, assegurou ao chanceler do Brasil, Mauro Vieira, que os brasileiros vão estar na lista de estrangeiros autorizados a cruzar a fronteira nesta sexta-feira.
Os ministros conversaram por telefone nessa quinta. Foi a quarta vez em que entraram em contato para tratar do assunto.
O Itamaraty publicou nas redes sociais que o israelense afirmou não ter sido possível cumprir a promessa feita por ele mesmo, de que os brasileiros sairiam na quarta, por causa dos fechamentos inesperados da fronteira entre Gaza e o Egito.
O grupo que espera para voltar ao Brasil é de 34 pessoas: 24 brasileiros, 7 palestinos em processo de imigração e 3 palestinos familiares de brasileiros. São 18 crianças, 10 mulheres e 6 homens.
O grupo está dividido em duas cidades do sul da Faixa de Gaza. 18 estão em Rafah, que fica na fronteira com o Egito, e 16 em Khan Younes.
O governo brasileiro mantém uma aeronave da Presidência da República de prontidão em Cairo, no Egito, desde 18 de outubro, aguardando para resgatar os brasileiros.
Internacional Brasília 09/11/2023 - 21:50 Roberto Piza / Alessandra Esteves Gabriel Brum - Repórter Rádio Nacional Conflito no Oriente Médio Brasileiros Israel Faixa de Gaza fronteira quinta-feira, 9 Novembro, 2023 - 21:50 1:13
Mais lidas
-
1DISCRIMINAÇÃO
Professor Cosme Rogério expõe racismo estrutural no PT de Palmeira dos Índios
-
2USINA DE VOTOS
Em Palmeira dos Índios, mais da metade da população depende do Bolsa Família e há temor de uso eleitoreiro para 2026, com ex-imperador na disputa
-
3PALMEIRA DOS ÍNDIOS
No governo Luísa Duarte, PT fica em segundo plano e maior fatia da assistência social segue sob controle de aliados de Julio Cezar
-
4COLISÃO FRONTAL
Em Satuba, acidente envolvendo um micro-ônibus e um táxi deixa dois mortos na BR-316
-
5REAGIRAM À ABORDAGEM
Suspeitos de matar a menina Maria Alice no Ouro Preto são mortos em troca de tiros com a PM