Internacional
Agência da ONU informa que Irã aumentou seu estoque de urânio
O Irã aumentou ainda mais o seu estoque de urânio enriquecido para níveis quase adequados para armas, de acordo com um relatório do órgão de vigilância nuclear da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) da Organização das Nações Unidas (ONU) visto pela Associated Press.
A AIEA também disse que o Irã resistiu às objeções da agência à proibição de alguns dos seus inspetores designados para monitorar o programa nuclear do país.
No seu relatório trimestral confidencial distribuído aos Estados-membros, a Agência afirmou que, de acordo com a sua avaliação, em 28 de outubro, o Irã tinha uma estimativa de 128,3 quilogramas (282,9 libras) de urânio enriquecido até 60% de pureza, o que representa um aumento de 6,7 quilogramas desde o seu relatório de setembro. O urânio enriquecido com 60% de pureza está apenas a um pequeno passo técnico dos níveis de 90% para armas.
O relatório da AIEA também estimou que em 28 de Outubro, o stock total de urânio enriquecido do Irã era de 4.486,8 quilogramas, um aumento de 691,3 quilogramas desde o último relatório trimestral.
Mais lidas
-
1COMUNICAÇÃO GOVERNAMENTAL
Secom centraliza comunicação em perfil do governo Lula no X após chegada de Sidônio Palmeira
-
2FUTEBOL
Último jogo de Neymar pelo Santos teve estreia de Gabigol e não foi na Vila Belmiro; relembre
-
3CIDADANIA
Vice-governador Ronaldo Lessa convida para ato político em defesa da democracia com ampla união de partidos em Alagoas
-
4TÊNIS
Alcaraz vence compatriota Fokina por 2 a 0 e avança à final do Masters 1000 de Montecarlo
-
5ACUSAÇÃO
Vice-presidente do PT acusa Anielle de envolvimento com funcionário fantasma

