Internacional
Faixa de Gaza: crescem as diferenças sobre o papel da liderança palestina no pós-guerra
À medida que os líderes ocidentais e árabes olham para além da guerra de Israel na Faixa de Gaza, a maioria concorda que quer algum tipo de governo palestino administrando o enclave, mas não consegue concordar sobre quem ele deve incluir.
Um ponto de consenso emergente é que a Autoridade Palestina - da forma como opera e supervisiona a Cisjordânia - não está à altura do trabalho. Mas não há uma alternativa fácil.
Os Estados Unidos e os países europeus concordam com o que não querem. Eles rejeitam o deslocamento de palestinos de Gaza a longo prazo, a reocupação da área por Israel ou o retorno do Hamas de uma forma que ameace Israel.
O Secretário de Estado Antony Blinken disse que Gaza e a Cisjordânia devem ser unificadas sob a Autoridade Palestina. O líder da autoridade, Mahmoud Abbas, de 88 anos, disse que retornaria a Gaza somente como parte de negociações de paz israelenses-palestinas mais amplas para uma solução de dois Estados.
Israel disse que não quer governar a faixa quando sua ofensiva terminar, possivelmente daqui a alguns meses, mas quer manter a segurança para garantir que Gaza não seja usada para atacar israelenses. O primeiro-ministro israelense Benjamin Netanyahu também disse que se opõe ao governo da Autoridade Palestina em sua forma atual.
Complicando a situação, alguns países árabes, como o Egito, que acreditam que o Hamas deve desempenhar um papel na política palestina - uma perspectiva à qual Israel e muitos países ocidentais se opõem. Os líderes árabes argumentam que, embora Israel possa destruir as capacidades militares do Hamas em Gaza, isso não eliminará o grupo como um movimento político, e os líderes do Hamas devem ser engajados para promover a estabilidade. Fonte: Dow Jones Newswires.
Mais lidas
-
1FUTEBOL
Neymar confirma seu retorno ao Santos após 12 anos: 'Parece que estou voltando no tempo'
-
2CIDADANIA
Vice-governador Ronaldo Lessa convida para ato político em defesa da democracia com ampla união de partidos em Alagoas
-
3FUTEBOL
Último jogo de Neymar pelo Santos teve estreia de Gabigol e não foi na Vila Belmiro; relembre
-
4TÊNIS
Alcaraz vence compatriota Fokina por 2 a 0 e avança à final do Masters 1000 de Montecarlo
-
5BASQUETE
Jayson Tatum deixa jogo com lesão, Celtics derrotam Kings e emplacam 6ª vitória seguida na NBA


