Internacional
Operários iniciam perfuração manual do solo para resgatar presos em túnel na Índia; vídeo
Cerca de dois metros já foram escavados por trabalhadores, enquanto máquina segue sendo usada para empurrar tubo que será usado para a passagem dos resgatados
No décimo sexto dia da operação que tenta resgatar 41 operários presos em um túnel que desabou parcialmente na Índia, as ações agora são feitas manualmente, após a máquina que realizava a perfuração não conseguir romper um emaranhado de barras enterradas em estruturas metálicas e veículos de construção já nos últimos metros.
Entenda: raio cósmico 'sem precedentes' é detectado após cair na Terra
Saiba quem é: Filho de fundador do Hamas participa de evento em São Paulo
Um vídeo mostra especialistas em mineração que foram chamados para ajudar o resgate no túnel Silkyara, em Uttarakhand, na cordilheira do Himalaia. Segundo o jornal local Hindustan Times, enquanto a perfuração manual está em andamento, a máquina segue sendo usada para empurrar o tubo que será usado para a passagem dos resgatados.
Até o momento, foram concluídos cerca de dois metros da perfuração manual, segundo a agência Asian News International (ANI).
No exterior, seguem preparadas ambulâncias e um hospital de campanha para receber os 41 homens, presos num espaço de 8,5 metros de altura por dois quilômetros de comprimento.
Vídeo: Trabalhadores presos em túnel são vistos pela primeira vez em 10 dias através de câmera
Inauguração em 2026: Prisão japonesa de 115 anos será transformada em hotel de luxo com 48 suítes
De acordo os responsáveis pela operação, as equipes de resgate tentam passar pela entrada principal do túnel, desobstruindo o acesso sem máquina de perfuração. Segundo jornalistas da AFP presentes no local, uma escavadora pesada subiu ao topo da colina onde se encontra o túnel para perfurar um poço vertical de cerca de 89 metros até aos trabalhadores presos.
O túnel afetado faz parte de um plano para ligar as cidades de Silkyara e Dangalgaon, que abrigam dois dos mais sagrados templos hindus, Uttarkashi e Yamunotri. Especialistas alertaram sobre o impacto das grandes construções em Uttarakhand, onde grandes partes do território são propensas a deslizamentos de terra.
Mais lidas
-
1FUTEBOL
Neymar confirma seu retorno ao Santos após 12 anos: 'Parece que estou voltando no tempo'
-
2BASQUETE
Jayson Tatum deixa jogo com lesão, Celtics derrotam Kings e emplacam 6ª vitória seguida na NBA
-
3CIDADANIA
Vice-governador Ronaldo Lessa convida para ato político em defesa da democracia com ampla união de partidos em Alagoas
-
4CÂMARA
Projeto prevê redução do IPVA de automóveis acidentados recuperáveis
-
5CONGRESSO
Câmara aprova pena para quem divulgar imagens de nudez geradas por IA

