Internacional
Em reunião com Ucrânia, Otan reafirma defesa da independência e integridade territorial do país
A Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) informa em comunicado que o Conselho entre a entidade e a Ucrânia se reuniu nesta quarta-feira, 29, pela primeira vez em um nível de ministros das Relações Exteriores, enquanto "a Rússia continua com sua brutal guerra de agressão". A aliança diz que pretende aprofundar a relação com Kiev e que seus membros continuam a se comprometer com mais apoio "político e prático" para a Ucrânia, em defesa de sua independência, soberania e integridade territorial, "e continuará com seu apoio o tempo que for necessário".
Os ministros presentes se informaram sobre a implementação de um pacote político e prático para a Ucrânia, fechado em encontro anterior, em Vilna, na Lituânia, e endossaram um programa de trabalho "ambicioso" no tema para 2024. As duas partes atuam para tomar decisões juntos, "como iguais", em uma série de assuntos, como segurança energética, inovação, defesa cibernética e resiliência, diz o texto.
A Otan ainda diz que a Ucrânia reafirmou seu compromisso com reformas democráticas e no setor de segurança. Também informa que continuará a apoiar reformas no país, na campanha de Kiev para se tornar um membro futuro da Otan.
Mais lidas
-
1COMUNICAÇÃO GOVERNAMENTAL
Secom centraliza comunicação em perfil do governo Lula no X após chegada de Sidônio Palmeira
-
2FUTEBOL
Último jogo de Neymar pelo Santos teve estreia de Gabigol e não foi na Vila Belmiro; relembre
-
3CIDADANIA
Vice-governador Ronaldo Lessa convida para ato político em defesa da democracia com ampla união de partidos em Alagoas
-
4TÊNIS
Alcaraz vence compatriota Fokina por 2 a 0 e avança à final do Masters 1000 de Montecarlo
-
5ACUSAÇÃO
Vice-presidente do PT acusa Anielle de envolvimento com funcionário fantasma

