Artigos
Figuras notáveis II

O médico veterinário José Ulisses Ávila Pereira, cognominado de “Chumbinho” pelos íntimos, graduou-se médico veterinário pela Escola Superior de Medicina Veterinária Rural de Pernambuco. Exercera num pretérito não muito distinto, a chefia da 15ª Residência Municipal do Departamento de Produção Animal, Águas Belas (PE).
Intencionista agrícola da ANCARPE; assessor técnico em Planejamento, membro da Divisão de Estudos e Avaliação, do Núcleo de Projetos Agrícolas. Voltando às Alagoas, fora coordenador de Planejamento (EMATER), Diretor do departamento agropecuário, Chefe de gabinete dos secretários de Estado: Nelson Costa, Manoel Gomes de Barros, Cláudio Davino. Pela experiência adquirida no órgão, fora secretário da Agricultura e Abastecimento, assessor técnico da Fundação Instituto de Tecnologia e pesquisa do Estado de Alagoas (FITPAL), Presidente da Comissão Unidade de Coordenação do POLONORDESTE, Presidente da Comissão de Estudos visando a instalação de uma nova estação de multiplicação de mudas de Coqueiro Seco (AL). E, finalmente, Diretor técnico do Instituto de Desenvolvimento Rural de Alagoas.
Ulysses Ávila, por sua vez, exerceu a profissão de Economista em diversas repartições estaduais. Como conselheiro efetivo do CORECON-AL, capitaneado por Antônio Marcos Moreira Calheiros, acompanha o titular da Casa dos Economistas nas visitas in loco semanalmente. Diga-se, de passagem, oferece sugestões valiosas aos órgãos visitados.
Publicou trabalhos versando sobre a problemática sobre o subdesenvolvimento rural. Posse e uso da terra em Pernambuco, estudo da atuação da ANCARPE na área do Rio São Francisco (PE), além de estudos sobre a SUDENE, Banco do Nordeste e de outras casas creditícias.
Fora recipendiário da Comenda Roberto Simonsen, conferida pelo Conselho Regional de Economia - AL. Inclusive, recebeu condecoração governamental pelos relevantes serviços prestados ao Estado de Alagoas como um todo.
Notadamente, o ilustre colega ofereceu valiosos estudos voltados ao desenvolvimento socioeconômico de Alagoas. Por essas razões, fora considerado o embaixador do serviço público estadual. Dinâmico, inteligente, amigo fiel, criando uma legião de amigos. Nunca mediu esforços para servir nas funções que exercera com zelo e competência.
A “Economia é a ciência severa da escassez”. Ulisses Ávila soube multiplicar recursos, planejou alternativas viáveis, e sobretudo, vivenciou no campo e na extensão rural seu conhecimento técnico a serviço quer de Pernambuco, quer de Alagoas com seu tirocínio administrativo. Merece, pois encômios pelo que fizera em prol de ambas unidades federativas.
Mais lidas
-
1HISTÓRIA
A saga de Lampião e Maria Bonita, 83 anos após a chacina de Angicos
-
2PALMEIRA DOS ÍNDIOS EM CHAMAS
Protesto por falta d’água escancara o legado de descaso deixado por Júlio Cezar e sua parceria milionária com a Águas do Sertão
-
3CINEMA
O Caçador e a Rainha do Gelo é continuação de outro filme? Entenda a ordem para assistir
-
4AVANÇA
Touro enfurecido avança sobre homem e passa por cima de BMW
-
5PRAZO
Abono do Fundef: Seduc e Seplag orientam servidores sobre declaração do imposto de renda