Artigos
Figuras Notáveis V
O Professor Álvaro Queiroz, historiador, filósofo, teólogo-escritor, originário da bela Maceió, autor de dezenas de livros relatando a História da Igreja católica em Alagoas, mestre titular do Instituto Federal de Alagoas (Campus Satuba), bem como do Seminário Metropolitano de Maceió. Leciona a disciplina História Eclesiástica, membro do vetusto Instituto Histórico e Geográfico de Alagoas, exercendo o cargo de Secretário Perpétuo, pode-se afirmar que merece integrar a série Figuras Notáveis das Alagoas.
Por outro lado, colega acadêmico do CESMAC, Instituição criada pelo inolvidável Pe. Teófanes Araújo de Barros. Aliás, neste ano de 2024, será comemorado os 50 anos de sua fundação. Implantou o curso de Medicina. Louve-se a iniciativa do vice-reitor Dr. Douglas Apratto Tenório que dinamiza àquela faculdade à altura do contexto socioeconômico do Estado como um todo.
Álvaro Queiroz, por sua vez, trouxe à tona sua novel obra intitulada Uma Vida Sacerdotal - Traços Biográficos do imortal Mons. José Luís Soares. Segundo o autor: “Neste ano de 2022, estamos recordando e celebrando o centenário de nascimento do Mons. José Luís Soares, uma das figuras mais expressivas do clero católico alagoano do século XX, nascido em Maceió, a 19 de outubro de 1922”.
No documentário em epígrafe, vê-se no sumário: O Ano de 1922, No Santa Maria: uma vida de família, Ex Digito Gigans, No Semanário: uma formação silenciosa para um profícuo apostolado, No Exercício do Ministério, Atividade Intelectual, Reitor do Semanário, O Cura da Sé, O Globe - Trotter, Perfil, Fechando a porta. Linguagem acessível a todos, colocações feitas com a maestria do incansável pensador que, por sinal, fora discípulo do biografado.
No linguajar coloquial, tem-se o PERFIL do Monsenhor Luís assinalando sua compleição robusta, moreno claro, 1m68 cm de altura, 80 quilos, olhos castanhos, sobrancelhas espessas, nariz afilado e proeminente, sorriso discreto, mas sincero. Dir-se-ia um apóstolo de Jesus Cristo, excelso evangelizador sem ostentar a sua pujança intelectual. Desse modo, deixou marcas indeléveis que a poeira do tempo não conseguirá apagar.
Por fim, Mons. José Luís Soares foi um andarilho de muitos continentes: Velho Mundo (Portugal, França, Itália, Grécia, Escandinávia, Dinamarca, Noruega, Suécia, Finlândia, Polônia, Hungria, Rússia e Alemanha). Visitou todos esses países pregando o Evangelho a serviço da Humanidade. Diga-se da passagem, um apóstolo de Cristo na expressão maior do Evangelho. Parabenizo o excelso pensador Álvaro na esteira das Figuras Notáveis.
Mais lidas
-
1LITORAL NORTE
Incêndio de grande proporção atinge Vila Porto de Pedras em São Miguel dos Milagres
-
2DEMARCAÇÃO EM DEBATE
Homologação de terras indígenas em Palmeira dos Índios é pauta de reunião entre Adeilson Bezerra e pequenos agricultores
-
3
Prefeita reeleita e vice eleito terão que enfrentar a Justiça eleitoral para não perderem os mandatos
-
4SAÚDE
Lady Gaga em Copacabana: Artista usa Yoga para tratar condição que fez cancelar show no Brasil em 2017
-
5FUTEBOL
Pré-temporada: ASA x Falcon se enfrentam nesta segunda-feira (23), no Fumeirão