Artigos
Figuras Notáveis VII
É importante deixar registrados na memória da sociedade alagoana aqueles que honraram a sua terra, entregaram-se com amor e dedicação às suas tarefas na comunidade, deixando exemplos marcantes. Só assim poderemos compreender e interpretar a alma de nosso povo, reconstituindo a nossa história e abrindo largas estrada em direção ao futuro- Douglas Apratto.
Aportei na bela Maceió na aurora da década de sessenta, trazido pelo saudoso irmão economista-advogado Cícero Veiga, oriundos de nossa Paulo Jacinto. À época, o mano exercia as funções de Tesoureiro da CESA - Casa dos Estudantes Secundaristas de Alagoas, mantida pela velha UESA. Lá, muitos interioranos se destacaram na sociedade alagoana.
Lá, conheci o intelectual Douglas Apratto Tenório, filho do casal Dalton Tenório de Albuquerque e da Professora Dionísia Apratto Tenório que, por sua vez, o impulsionou às letras vernáculas. Destacando-se como Doutor em História pela Universidade Federal de Pernambuco. Aliás, foi o primeiro a conquistar essa performance acadêmica no Estado de Alagoas.
Na sua bem-sucedida trajetória de historiador consagrado no seu tempo, ocupou diversos cargos públicos, a saber: dirigiu diversos Colégios na capital, destacando-se como Diretor do Departamento Estadual de Ensino, Diretor Técnico-Pedagógico da FEMAC, Diretor do Centro de Ciências Humanas e artes da UFAL, Secretário de Educação e Cultura. Pertence à Academia Brasileira de História, Academia Alagoana de Letras, bem como ao vetusto Instituto Histórico e Geográfico de Alagoas.
Na qualidade de então Professor titular de História e Pensamento Econômico do Brasil, do curso de Ciências Econômicas do CESMAC, levei-o à minha turma a fim de promover uma Palestra científica que muito estimulou o alunado. Inclusive, foram feitas muitas indagações respondidas a contento. Daí, então, formou-se uma fidalga amizade sedimenta pelo cimento da lealdade recíproca.
Na qualidade de comentarista de escol, escreveu dezenas de artigos na Gazeta de Alagoas, nos extintos Jornal de Alagoas, Correio de Maceió, abordando temas relacionados à historiografia contemporânea. Inclusive, concedeu à imprensa alagoana dezenas de entrevistas enfocando personalidades, a saber: Professor Jayme de Altavila, Romeu de Avelar, Costa Rego, Paulo de Castro Silveira, Guedes de Miranda, Ledo Ivo e outras Figuras Notáveis. Como escritor-historiador, escreveu obras memoráveis: Capitalismo e Ferrovias no Brasil, Capítulos da História Contemporânea, A Tragédia do Populismo e A Metamorfose das Oligarquias. Ensaios científicos em Revistas especializadas locais e nacionais. Afora isso, colaborou em Seminários enfatizando a História de ontem e de hoje.
Amadurecido na sua ativa atividade acadêmica, dirige com zelo e competência o cargo de vice-reitor do Centro Universitário CESMAC. Implantou o curso de Medicina, ampliou as ações do CESMAC nas cidades de Marechal Deodoro, Arapiraca e Palmeira dos Índios - onde lecionei por dez anos as disciplinas Economia e Comércio Exterior. Apratto, enobrece nosso Estado
Mais lidas
-
1LITORAL NORTE
Incêndio de grande proporção atinge Vila Porto de Pedras em São Miguel dos Milagres
-
2DEMARCAÇÃO EM DEBATE
Homologação de terras indígenas em Palmeira dos Índios é pauta de reunião entre Adeilson Bezerra e pequenos agricultores
-
3
Prefeita reeleita e vice eleito terão que enfrentar a Justiça eleitoral para não perderem os mandatos
-
4FUTEBOL
Pré-temporada: ASA x Falcon se enfrentam nesta segunda-feira (23), no Fumeirão
-
5SAÚDE
Lady Gaga em Copacabana: Artista usa Yoga para tratar condição que fez cancelar show no Brasil em 2017