Artigos
3 Anos de Saudade...
Parodiando Inês Seibert: Saudade é um lugar que todo mundo conhece, onde a distância é medida pelo tempo da ausência. É o caso de meu saudoso irmão economista-advogado Cícero Veiga da Rocha, falecido no trágico dia 27 de março de 2021, vítima do coronavírus em Aracaju. Deixando o clã dos Veiga de Paulo Jacinto enlutado.
Aportei na bela Maceió na aurora da década de sessenta. Trazido por ele à CESA - Casa dos Estudantes Secundaristas de Alagoas. Á época, o mano exercia o cargo de Tesoureiro, ao lado do Dr. Diógenes Tenório de Albuquerque, oráculo da bucólica Murici. Agradabilíssimas lembranças daquele sodalício cognominado de Sorbonne Alagoana.
Influenciado pelo Cícero, graduei-me em Ciências Econômicas pela UFAL. Trabalhei na Secretaria de Planejamento, na gestão do saudoso professor-economista Evilásio Soriano de Cerqueira. Paralelamente, lecionei Economia no CESMAC durante mais de duas décadas. Hoje, Dr. Douglas Apratto Tenório exerce o cargo de vice-reitor, também fora inquilino do velho casarão.
Cícero Veiga migrou (1968) à Terra de Fausto Cardoso. Lá, fez parte dos governos de Augusto/Albano Franco. Fora responsável pelos excelsos projetos econômicos que impulsionaram o desenvolvimento socioeconômico do vizinho Estado de Sergipe. Inclusive, a convite do alcaide de Aracaju, Dr. Heráclito Rollemberg, exerceu o cobiçado cargo de Secretário de Finanças. Destacando-se pela sua performance técnica.
No governo do Amapá, capitaneado pelo Dr. Guilton Garcia, fora nomeado Secretário da Fazenda e do Planejamento daquela unidade federativa. Por motivo de viagem ao exterior, Cícero exercera a governadoria durante 25 dias consecutivos. O competente alagoano, fez sucesso em ambos estados que serviu com ética e probidade pública.
Notadamente, casado com a professora Therezinha Cabral falecida antes dele, edificaram honrada família composta dos herdeiros: Dr. Jean Paul, titular da famosa USP, ministra aulas de graduação, mestrado e doutorado na maior Universidade da América Latina. A Advogada Caroline Cabral, bem como o filho-empresário Karl Rocha. E, por extensão, seus 04 lindos netos: Guilherme, Helena e João, Mariana, que o vovô curtiu.
Como esquecer a trajetória bem-sucedida do mano querido Cícero Veiga da Rocha. Inteligente, educado, e, sobretudo, perspicaz na profissão que abraçou por vocação e idealismo. Fez de sua excelsa inteligência, estuário de suas ideias democráticas. Meu líder, meu amigo incondicional, que N. Sra. das Graças, Padroeira da nossa terra-mãe, dê guarida às almas dele e da ilustre consorte!
Mais lidas
-
1LITORAL NORTE
Incêndio de grande proporção atinge Vila Porto de Pedras em São Miguel dos Milagres
-
2DEMARCAÇÃO EM DEBATE
Homologação de terras indígenas em Palmeira dos Índios é pauta de reunião entre Adeilson Bezerra e pequenos agricultores
-
3PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Mesmo com nova gestora, a prefeita Luiza, 19 dos 24 secretários devem permanecer na prefeitura; veja a lista
-
4SAÚDE
Lady Gaga em Copacabana: Artista usa Yoga para tratar condição que fez cancelar show no Brasil em 2017
-
5SUCESSÃO
Disputa na OEA: Caribe se organiza e Paraguai busca apoio de Lula e Trump para novo secretário-geral