Cidades
Prefeitura intensifica mobilização para conscientizar população e combater mosquito da dengue
Com o lema “Todos juntos contra a dengue: faça a sua parte”, a ação contou com a parceria da Secretaria de Estado da Saúde de Alagoas (Sesau), membros do 3º Batalhão de Polícia Militar e agentes da SMTT. O objetivo foi reforçar, por meio de panfletagem, que a participação da população é fundamental no combate à dengue.
A doença pode ser evitada com hábitos simples que devem ser tomados dentro de casa para evitar a proliferação do mosquito, cujos criadouros nascem em locais com água armazenada, como vasos de plantas, pneus, garrafas, galões de água, piscinas sem manutenção e até mesmo recipientes pequenos, como tampas de garrafas e cascas de ovo.
Além de mobilizações como esta, a Prefeitura vem realizando o combate à dengue de diversas outras formas, como ações nas salas de espera nas UBS, mutirões de limpeza nas comunidades e reabastecimento das farmácias municipais como itens como soro fisiológico, fundamental no tratamento da doença.
Em caso de surgimento de sintomas, como febre repentina (39ºC a 40ºC), dor de cabeça, fraqueza, dores musculares e/ou articulares e dor atrás dos olhos, a orientação é buscar imediatamente um serviço de saúde, seja em sua Unidade Básica de Saúde de referência ou no Complexo Multiprofissional de Saúde.
Confira algumas dicas que podem ser tomadas em casa para evitar o nascimento do Aedes aegypti e, consequentemente, o acometimento da doença:
– Deixar bem tampados e lavar com bucha e sabão as paredes internas de caixas d’água, poços, cacimbas, tambores de água, cisternas, jarras e filtros.
– Não deixar acumular água em pratos de vasos de plantas e xaxins. Areia fina deve ser colocada até a borda do prato.
– Plantas que possam acumular água devem ser tratadas com água sanitária na proporção de uma colher de sopa para 1L de água, regando no mínimo duas vezes por semana. O líquido acumulado nas folhas também deve ser sempre retirado.
– Não juntar vasilhas e utensílios pequenos que podem acumular água, como tampa de garrafa, casca de ovo, lata, saco plástico de cigarro, embalagens plásticas e de vidro, corpo descartável etc.
– Guardar garrafas vazias de cabeça para baixo.
– Entregar pneus velhos ao serviço de limpeza do município, por meio dos Ecopontos, e caso precise mantê-los, guardar em local coberto.
Mais lidas
-
1JUSTIÇA CÉLERE
Juiz nega intervenção administrativa e suspensão de recursos ao CSE
-
2LOTERIA
Mega-Sena acumula e irá sortear prêmio de R$ 18 milhões
-
3ESCÂNDALO NO CSE
Presidente José Barbosa responde a áudios vazados e acusações de divisão de receitas do clube
-
4A REVANCHE
CSE sob ameaça de intervenção: advogado entra com pedido de administração judicial e suspensão de recursos públicos e privados ao clube
-
5ADVOCACIA NO INTERIOR
Marianne Garrote é eleita presidente da subseção da OAB em Palmeira dos Índios