Cidades
Prefeitura e Ministério da Saúde levam atendimento odontológico para escolas do município
A saúde bucal é um fator que interfere diretamente no rendimento escolar de uma criança, especialmente se não existe orientação. Para diminuir o impacto de problemas como esse, a Prefeitura de Arapiraca, por meio das Secretarias de Saúde e Educação, e o Ministério da Saúde promoveram, nesta quarta-feira (8), o projeto Mais Saúde Bucal em duas escolas do município.
Inicialmente, foram contempladas crianças da Escola Fernando Collor de Melo, no Canaã, e do Centro de Educação Infantil Berenice Miranda Neto, localizada no bairro Planalto. Como primeira etapa do projeto, os alunos receberam kits de higiene bucal e receberam orientações sobre escovação, mas a partir da necessidade da criança, será feito o encaminhamento para concluir o tratamento na unidade de referência.
A ação faz parte do Programa Saúde na Escola (PSE) e é uma parceria intersetorial entre a Coordenação de Saúde Bucal, representada pelas coordenadoras Fernanda Mafra, Danyella Leandro e Hellyclécia Albuquerque, as equipes das UBS do Canaã e Planalto, Secretaria de Educação e o Ministério da Saúde, grande idealizador do evento. O projeto acontece em todo território nacional e tem como objetivo enfrentar vulnerabilidades que podem comprometer o desenvolvimento integral dos estudantes da rede pública e educação básica, além de apoiar o processo formativo dos profissionais da Saúde e Educação.
Segundo Fernanda, esta articulação entre escola e Atenção Primária é um dos pontos centrais do PSE. “Dar essa atenção ao ambiente escolar, no que diz respeito à saúde bucal, é fundamental para desenvolver hábitos saudáveis logo na infância, já que esse aprendizado desde cedo vai ajudar a minimizar riscos a curto e longo a prazo”, explica.
Em Arapiraca, o programa acontece em 35 escolas e centros de educação infantil, somando um total de 10.384 alunos beneficiados. O projeto “Mais Saúde Bucal”, que aconteceu na manhã desta quarta, é uma ação especial de Dia D para comemorar os 20 anos do Brasil Sorridente, Política Nacional de Saúde Bucal.
Mais lidas
-
1JUSTIÇA CÉLERE
Juiz nega intervenção administrativa e suspensão de recursos ao CSE
-
2LOTERIA
Mega-Sena acumula e irá sortear prêmio de R$ 18 milhões
-
3ESCÂNDALO NO CSE
Presidente José Barbosa responde a áudios vazados e acusações de divisão de receitas do clube
-
4A REVANCHE
CSE sob ameaça de intervenção: advogado entra com pedido de administração judicial e suspensão de recursos públicos e privados ao clube
-
5ADVOCACIA NO INTERIOR
Marianne Garrote é eleita presidente da subseção da OAB em Palmeira dos Índios