Cidades

Nova conquista: Arapiraca adere ao Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional

08/05/2024
Nova conquista: Arapiraca adere ao Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional

Foto: Arquivo – Ascom Arapiraca

A fim de erradicar a fome e de garantir uma alimentação adequada à população, o município arapiraquense aderiu ao Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Sisan), conforme resolução n° 4 do dia 7 de maio de 2024, da Secretaria Extraordinária de Combate à Pobreza e à Fome, do Governo Federal.

De acordo com o Governo Federal, o Sisan é um sistema público, instituído pela Lei Orgânica de Segurança Alimentar e Nutricional, de gestão intersetorial e participativa, que possibilita a articulação entre os três níveis de governo para a implementação e execução da Política de Segurança Alimentar e Nutricional.

Em 2023, a Prefeitura de Arapiraca, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, promoveu a I Conferência Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional, tendo como temática central “Erradicar a fome e garantir direitos com comida de verdade, democracia e equidade”.

À época, a secretária Municipal de Desenvolvimento Social, Fabrícia Galindo, apontou a necessidade da instituição de um conselho com voz e representatividade.

“Mesmo não tendo conselho instituído, Arapiraca tem a seu favor toda a sua história, sua tradição, e nós precisávamos discutir essa temática in loco. Tivemos uma reunião na Seades, e de lá para cá sentimos essa necessidade de dar ao nosso município um conselho representativo nesse conceito. Eu acho que a vida é isso: as pessoas nos abraçam, e a partir desse carinho a gente consegue motivar outras pessoas e foi assim que aconteceu”, apontou Fabrícia Galindo durante a conferência realizada em 2023.

Segundo a secretária, todos os ofícios para a criação do Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional foram enviados para que em breve possa ser realizado um chamamento público aos órgãos públicos, privados e sociedade civil.

Confira o Diário Oficial da União AQUI.