Variedades

Anitta prepara primeira turnê internacional e não inclui shows no Brasil; fãs contestam

A artista passará por 13 países, entre o continente americano e europeu, mas Brasil não está incluído no roteiro

Agência O Globo - 09/05/2024
Anitta prepara primeira turnê internacional e não inclui shows no Brasil; fãs contestam
Anitta prepara primeira turnê internacional e não inclui shows no Brasil; fãs contestam - Foto: Reprodução/internet

Anitta está diante de um novo desafio profissional: sua primeira turnê internacional. A expectativa dos fãs estava a mil desde a breve participação da cantora no show de Madonna, realizado no último sábado (4), na Praia de Copacabana, que a fez declinar do convite para o Met Gala 2024, em Nova Iorque, na segunda-feira (6). Muitos esperavam que, após os últimos acontecimentos, a “Girl from Rio” trouxesse a turnê “Baile Funk Experience” ao Brasil. O show de abertura será no dia 18 de maio, na Cidade do México, capital mexicana.

A turnê abrange o último álbum da artista, o “Funk Generation", lançado há cerca de um mês e disponível a partir de 26 de abril. O disco e o show propõem uma imersão no estilo de vida carioca. As apresentações vão passar por países da América do Norte e do Sul e pela Europa, totalizando 22 localidades.

– Nunca fiz nada igual ao que vou fazer agora. Essa turnê será boa para consolidar o meu trabalho no exterior e também para continuar a divulgação do álbum de funk, que é o que quero – manifestou a cantora carioca à revista L’Officiel.

Após a estreia na cidade do México, a turnê deve passar pelas cidades de Los Angeles, Miami, Orlando, Boston, Chicago e Nova York, nos Estados Unidos, e por Toronto, no Canadá. Em seguida, segue para quatro países da América do Sul: Colômbia (em Bogotá), Peru (em Lima), Chile (em Santiago) e Argentina (em Buenos Aires), entre os dias 7 e 16 de junho. Já na Europa, a artista se apresenta na Alemanha (em Berlim), na Holanda (em Amsterdam), na Inglaterra (em Londres), na França (em Paris), na Espanha (em Ibiza, Madrid e Barcelona) e na Itália (em Milão).

Não é o debut de Anitta em solo internacional, mas é a primeira vez que ela leva um show conceitual próprio pelos 13 países – ainda mais com uma proposta musical tão brasileira. A artista, no entanto, não incluiu o Brasil na lista.

– Estamos pensando em como fazer acontecer. Uma coisa é realizar um show pequeno como estamos fazendo em outros países. É rápido, prático, não precisa de muito planejamento. Já para fazer um show no Brasil tem que ter uma estrutura, e as pessoas não querem pagar por uma experiência desse tipo. Custa uma grana bem alta fazer isso acontecer. Quando é internacional, as pessoas pagam milhões, mas quando é brasileiro, não. Estamos vendo o melhor caminho para isso – justificou Anitta em coletiva de lançamento do álbum para a imprensa brasileira.

Nas redes sociais, os fãs não gostaram da notícia. Veja abaixo algumas reações:

Anitta declina convite para o Met Gala

Assim que descobriram que Anitta planejava se apresentar ao lado de Madonna, os fãs se animaram pela oportunidade de vê-las cantando ao vivo o feat “Faz Gostoso”, canção composta pela luso-brasileira Blaya, gravada e inserida no último álbum da Rainha do Pop, “Madame X” (2019). Os admiradores da poderosa não poderiam ter se frustrado mais: apesar da polêmica, a performance e a interação das artistas no palco foram curtas – e Anitta sequer cantou.

A esperança do fandom era que ela fizesse uma “aparição surpresa” no Met Gala, em Nova Iorque, onde seria um dos nomes mais comentados após o encerramento da “The Celebration Tour”, de Madonna. No entanto, a intérprete passou a bola da vez para Bruna Marquezine.

– Estive no Met Gala três vezes. Foi tão bom. Quero estar de volta no próximo ano. Mas, este ano, Madonna vai fazer um show no Brasil, no final de sua turnê "Celebration Tour'', na Praia de Copacabana, para milhares de pessoas – disse Anitta ao Extra, ao ressaltar que a apresentação seria um momento histórico para o Rio de Janeiro.