Cidades
Gestores de bibliotecas e museus do Planalto da Borborema recebem capacitação durante encontro regional
Palmeira dos Índios sediou evento, que promove o aprimoramento dos equipamentos culturais
Na última sexta-feira, a Região do Planalto da Borborema recebeu Encontro Regional de Museus e Bibliotecas Públicas de Alagoas. O evento, sediado em Palmeira dos Índios, atraiu gestores dos municípios de Belém, Cacimbinhas, Chã Preta, Estrela de Alagoas, Igaci, Major Isidoro, Mar Vermelho, Marimbondo, Minerador Negrão, Palmeira dos Índios, Paulo Jacinto, Pindoba, Quebrangulo, Tanque D’Arca e Viçosa.
Durante o encontro, os participantes se engajaram em debates, abordando ideias e soluções destinadas a fortalecer esses importantes equipamentos culturais. O foco esteve na busca por estratégias que os aproximem ainda mais da comunidade, reconhecendo esses espaços não apenas como depósitos de conhecimento, mas como catalisadores fundamentais para o desenvolvimento educacional, cultural, de lazer e de integração social.
Josefa Alves, moradora de Palmeira e funcionária dedicada da Biblioteca Pública local, expressou a importância do encontro em orientar suas atividades profissionais. “Toda equipe da biblioteca de Palmeira tá aqui com o intuito de aprendermos. A gente necessita dessa noção, do que foi passado aqui, para que nosso trabalho seja cada vez melhor. Esse projeto é uma ideia de grande valia e eu saio daqui com outra visão do meu trabalho” afirmou Josefa.
Douglas dos Santos, funcionário do município de Piaçabuçu, enfatizou como a troca de experiências durante o encontro teve um impacto transformador. “Essa ação da Secretaria de Estado da Cultura muda nossa visão sobre os museus e bibliotecas, principalmente na questão da materialidade, já que muita gente acha que se limita a isso. A sociedade precisa ter essa visão da importância desses locais na vida da sociedade”, disse Douglas.
Além das discussões, os participantes receberam orientações sobre a preservação de seus acervos, abrangendo aspectos como catalogação, classificação, organização e o uso eficiente do software de automação de bibliotecas, o BIBLIVRE.
Maria Selma, bibliotecária em Quebrangulo, expressou sua gratidão pelo estímulo que o encontro proporcionou à sua profissão. “Isso aqui é um estímulo para mim. Para todos, na verdade. A gente aprende muito a cuidar do nosso acervo, como receber o público e entende que os nossos museus e bibliotecas são instrumentos de mudança na sociedade”, comemorou Maria Selma.
A coordenadora dos Sistemas de Bibliotecas Públicas e Museus de Alagoas, Mira Dantas, ressaltou a iniciativa como um momento de incentivar os gestores a reconhecer seus equipamentos como parte fundamental da sociedade. “O que fazemos aqui é uma troca de aprendizagem entre os gestores. Todos aqui podem absorver e ensinar com suas experiências. Esse encontro simboliza o empenho da nossa equipe em firmar o papel fundamental dos equipamentos como transformadores sociais.”, afirmou Mira Dantas.
O evento também contou com a apresentação do tradicional folguedo local "Grupo de Família" e uma sessão de contação de poemas conduzida pelo poeta e filósofo Cosme Rogério. Além disso, as bibliotecas dos municípios foram agraciadas com kits de livros doados pelo Sistema de Bibliotecas Públicas do Estado de Alagoas.
A secretária de Estado da Cultura e Economia Criativa, Mellina Freitas, celebrou mais uma edição do encontro. “A cada edição do encontro de museus e bibliotecas, celebramos o fortalecimento desses importantes espaços culturais em nosso estado. Nosso compromisso é capacitar, proporcionar conhecimento e incentivar o desenvolvimento contínuo desses profissionais. Acreditamos que a cultura e a criatividade são fundamentais para o crescimento e a identidade de nossa sociedade. Por isso, seguiremos empenhados em promover iniciativas que ampliem o acesso e valorizem a diversidade cultural de Alagoas”, secretária de Estado da Cultura e Economia Criativa, Mellina Freitas.
Mais lidas
-
1JUSTIÇA CÉLERE
Juiz nega intervenção administrativa e suspensão de recursos ao CSE
-
2LOTERIA
Mega-Sena acumula e irá sortear prêmio de R$ 18 milhões
-
3ESCÂNDALO NO CSE
Presidente José Barbosa responde a áudios vazados e acusações de divisão de receitas do clube
-
4A REVANCHE
CSE sob ameaça de intervenção: advogado entra com pedido de administração judicial e suspensão de recursos públicos e privados ao clube
-
5ADVOCACIA NO INTERIOR
Marianne Garrote é eleita presidente da subseção da OAB em Palmeira dos Índios