Cidades

Alagoanos que estavam em situação de risco são resgatados pela PM do Espírito Santo

Cinara Corrêa com agencias 14/05/2024
Alagoanos que estavam em situação de risco são resgatados pela PM do Espírito Santo
Foto: Reprodução

A superintendência regional do Trabalho em Alagoas informou, no início da noite desta terça-feira, 14, que a Polícia Militar do Espírito Santo resgatou o grupo de trabalhadores alagoanos que se encontrava em situação de escravidão em uma fazenda de café no município Brejetuba.

"Estamos, neste momento, coordenando os esforços para garantir a segurança e o bem-estar dessas pessoas", diz o texto enviado pela superintendência, que avisa que mantém contato com a secretaria de assistência social do Espírito Santo, para organizar o transporte e trazer os trabalhadores de volta a Alagoas. "Inclusive, o órgão já entrou em contato conosco para assegurar que todos cheguem em segurança", completa a nota.

Nesta terça-feira, um vídeo que circulou nas redes sociais, mostra uma mulher como porta-voz de um grupo de 11 trabalhadores de Penedo que foram contratados para trabalhar em uma fazenda de café no município Brejetuba. Nele, a alagoana Wagna Silva conta que, sem safra disponível não puderam trabalhar, acumularam dívida imposta pelas condições para viver no local, sendo, inclusive ameaçados, caso deixassem o trabalho.

"A gente passou oito dias dormindo no chão, nem cama a gente tinha. Hoje fazem 14 dias que estamos aqui, fome não estamos passando, mas a situação é horrível. A cada dia que passa, a dívida está aumentando, somos ameaçados quando falamos em voltar. Muitos dos meninos estão com medo de represália por conta da denúncia, mas conversamos e decidimos juntos que é a única forma de sairmos daqui".