Variedades

Após usar peças com pele animal na coroação, Rainha Camilla elimina esse tipo de roupa de seu figurino

Apesar de 95% dos ingleses se recusarem a usar roupas de pele, o Rei Charles e a mulher vestiram peças do tipo na cerimônia

Agência O Globo - 17/05/2024
Após usar peças com pele animal na coroação, Rainha Camilla elimina esse tipo de roupa de seu figurino

Em carta à organização Povo pelo Tratamento Ético dos Animais (Peta), a rainha Camilla prometeu abandonar as peças de pele do guarda-roupa nesta quinta-feira (15). A organização britânica de defesa animal afirmou que recebeu uma carta do Palácio de Buckingham referente ao assunto. A esposa do rei Charles III, da Inglaterra, segue os passos da falecida sogra, a rainha Elizabeth II, que abandonou as roupas de pele em 2019.

– Em resposta ao seu pedido, posso confirmar que Sua Majestade não comprará novas peças de roupa de pele – diz a carta recebida pela organização, que ainda ressalta: – (O gesto) é acompanhado pelos mais calorosos desejos da rainha.

A Peta celebra o gesto de Camilla “por ser uma verdadeira rainha, ao se posicionar ao lado dos 95% dos britânicos que também se recusam a usar peles”, diz um comunicado. O palácio não se pronunciou, apesar de ter sido questionado pela AFP.

– É correto e apropriado que a monarquia reflita os valores britânicos reconhecendo que peles não têm lugar em nossa sociedade – pontua a organização.

Histórico da rainha com roupas de pele

Os monarcas da Inglaterra, o rei Charles III e a rainha Camilla, usaram roupas de pele durante a coroação, realizada em 6 de maio do ano passado. Embora o rei defenda o meio ambiente e o bem-estar animal, o casal não abriu mão das túnicas cerimoniais de George VI e Elizabeth II, os dois reis anteriores. Antes da coroação, a organização Povo pelo Tratamento Ético dos Animais (Peta) se ofereceu para fornecer roupas sem pele gratuitamente aos futuros reis.