Variedades
'Nunca desejei ser mulher, apenas gosto de parecer': relembre a trajetória de Rogéria, que faria aniversário hoje
Em 2013, perto dos 70 anos, a artista que brilhou nos palcos e na TV fez um ensaio icônico para o EXTRA e abriu sua intimidade
!['Nunca desejei ser mulher, apenas gosto de parecer': relembre a trajetória de Rogéria, que faria aniversário hoje](http://img.dhost.cloud/NMUyULXBQrg85IMC_9BNJX2TZLM=/840x520/smart/s3.tribunadosertao.com.br/uploads/imagens/26-premio-da-musica-brasileira-18523218108.jpg)
Se estivesse viva, Rogéria completaria neste sábado (25) 81 anos de histórias para contar. Maquiadora, vedete, atriz de novelas, cantora... De Astolfo Barroso Pinto a Rogéria, "travesti da família brasileira", como ficou conhecida, brilhou na TV e nos palcos do país.
Pós-BBB: Isabelle entrega dinâmica de namoro a distância com Matteus: 'A gente dorme juntos em videochamada'
Em 2013, a alguns dias de completar seus 70 anos, ela posou para um ensaio icônico, publicado na revista Canal Extra, em que deu uma de suas entrevistas mais marcantes. Rogéria morreu aos 74, em setembro de 2017. Estava internada desde o mês anterior por conta de uma infecção urinária, mas teve complicações. Na época, o hospital informou que a causa da morte foi um choque séptico.
A seguir, leia alguns trechos da entrevista de Rogéria à Canal Extra, concedida à repórter Naiara Andrade em maio de 2013, e relembre em muitas fotos a trajetória da artista.
Você gosta de ser chamada de travesti, transformista? Não importa, não tenho esse tipo de problema. Gosto quando me chamam de artista. Nunca desejei ser mulher, apenas gosto de parecer uma. Sou Rogéria, com muito orgulho de preservar o Astolfo Barroso Pinto.
E por que não ser transgênero? A mulher que mais amei na vida, minha mãe Eloá Barroso, só tinha essa preocupação: que eu quisesse me operar. Isso nunca me passou pela cabeça. Pra quê? Se a tampa da privada estiver abaixada, sento para fazer pipi. Se não, faço em pé com a maior naturalidade.
Quando Astolfo entra em cena? Já me meti em brigas feias com homens para defender meninas que estavam sendo importunadas. Sou a rainha das “gravatas”. Ser gay não anula o fato de eu ser homem. Meto a porrada mesmo! Com essas unhas, então, você imagina...
Quando descobriu ser homossexual? Com 3 aninhos, todos já sabiam que eu era gay. Descia as escadas puxando um pano, como se fosse um vestido longo. Mas tinha pavor de bonecas! Ficava perto das meninas enquanto podia pentear o cabelo delas. Se não, ia para o lado dos meninos brincar de Tarzan. Eu era a Jane, lógico. Mas nenhum deles me tocava. Os garotos tinham medo de mim. O primeiro beijo eu jamais vou esquecer. Ele tinha 32 e eu, 15.
Que tipo de homem te atrai? Gosto dos falsos magros, com vinte e poucos anos e “mala” grande. Tamanho é documento, sim. E não suporto homem perfumado, mando logo ir tomar banho. Perfumada, só eu.
Já usou estimulante sexual? Já, e foi uma decepção. Me deu um sono... caí desmaiada. Foi ridículo! Sexo é cabeça.
Nunca se atraiu por mulheres? Não. Amo lidar com elas, mas não gostaria de ser bissexual. Nós nos respeitamos.
Como mantém a feminilidade? Nunca tive barba, um pelinho ou outro eu eliminei com eletrólise. Silicone, não pus. Tomei três injeções de hormônio na vida, e os seios ficaram naturalíssimos. Nunca precisei de sutiã! Cabelos, você tem ou não. E a temporada que passei em Paris fez muito bem aos meus. São o meu xodó. A primeira coisa que faço quando chego em casa é enrolá-los. Mas glamour eu só tenho no palco. Acham que durmo com penhoar de seda. Na verdade, uso uma camisola velha e furada.
Envelhecer é ruim? Com saúde, não. Enfrento minhas rugas, tenho medo das “puxadinhas”. Quando me vejo horrorosa no espelho, penso que é a luz que não favoreceu.
Teme a morte? Só gostaria que ela me avisasse três horas antes. E que não viesse na forma de caveira, com foice, mas como o fantasminha Pluft. Eu me arrumaria toda. Queria ser enterrada num caixão de vidro. Antes que endurecesse, as bichas me esticariam. Meu irmão faria a maquiagem. Na lápide, estaria escrito: “Aqui jaz a maior estrela do transformismo nacional”.
Mais lidas
-
1
Volkswagen reforça versatilidade e inovação do Virtus 2025
-
2BARRA DE SÃO MIGUEL
Filho de Arthur Lira é nomeado na Prefeitura de Alagoas e ato gera polêmica
-
3PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Reunião entre Júlio Cezar e vereadores pode provocar mudanças nas secretarias da gestão Luísa Duarte
-
4PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Ex-imperador busca diálogo com vereadores e indica possível acordo
-
5JORNALISMO
Zé Elias: o mestre da crônica política em Alagoas e a arte de tirar políticos do sério