Cidades

Dia Mundial Sem Tabaco: Arapiraca promove combate ao tabagismo entre jovens

31/05/2024
Dia Mundial Sem Tabaco: Arapiraca promove combate ao tabagismo entre jovens
Foto: João Pedro – Ascom Arapiraca

Neste ano, o Dia Mundial Sem Tabaco, comemorado em 31 de maio, tem como objetivo proteger os jovens do tabagismo, que permanece como um dos principais problemas de saúde pública do mundo. Por isso, a Prefeitura de Arapiraca, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizou uma ação de conscientização dentro do Centro Administrativo.

O objetivo é conscientizar e fazer alusão à campanha, que acontece em território nacional e desta vez tem como tema a “Proteção das crianças contra a interferência da indústria do tabaco”. Além disso, a ação visa promover não somente uma mudança de hábitos, mas também alertar para as táticas de indústria para atrair crianças e adolescentes, como por exemplo a comercialização de “vapes”, cigarros eletrônicos que, assim como o cigarro, também causam dependência.

A coordenadora do Programa de Controle ao Tabagismo, Elaine Bispo, explica que o foco nas crianças é fundamental na luta contra o tabagismo porque elas representam uma parte vulnerável e facilmente influenciável da população. Investir na educação contra a doença entre esse público é investir em um futuro saudável para toda a sociedade, especialmente porque isso também impacta diretamente suas famílias e as comunidades onde vivem.

Veneno silencioso

Com mais de 60 substâncias cancerígenas em sua composição, o tabaco é responsável pela morte de mais de 8 milhões de pessoas por ano no mundo. Além disso, o tabagismo é reconhecido como uma doença crônica e causa dependência semelhante a drogas como o álcool e a cocaína.

São inúmeros os benefícios alcançados por quem deixa o cigarro de lado, desde mudanças a longo prazo, como um aumento na expectativa de vida em mais de 10 anos, até melhorias cotidianas, como a diminuição de tosses e respiração ofegante, além de sentidos como o paladar e o olfato mais aguçados.

É válido ressaltar que o município oferece tratamento e acompanhamento por meio de todas as Unidades Básicas de Saúde, independente de idade ou de quanto tempo alguém passou sendo usuário. A maioria dos danos causados pelo tabagismo pode ser revertida e nunca é tarde para parar de fumar.