Cidades

Arapiraca alerta para perigos da obesidade mórbida infantil; alimentação saudável e exercícios físicos são a resposta

03/06/2024
Arapiraca alerta para perigos da obesidade mórbida infantil; alimentação saudável e exercícios físicos são a resposta

Foto: Ascom Arapiraca

A obesidade mórbida é um problema que afeta diversos brasileiros em diversas faixas etárias. Nesta segunda-feira (3), é comemorado o Dia da Conscientização contra a doença, que é considerada um problema complexo de saúde pública e é uma porta de entrada para doenças crônicas como câncer, hipertensão, diabetes, colesterol alto e doenças cardiovasculares, além de agravar distúrbios respiratórios.

Segundo dados do Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional (Sisvan), em 2023, existiam 6.992 crianças e adolescentes identificados com sobrepeso ou obesidade somente na rede de saúde pública de Arapiraca.

De acordo com a secretária de Saúde, Rafaella Albuquerque, estes números representam uma realidade preocupante. “As crianças estão crescendo em ambientes que favorecem o sedentarismo e uma alimentação nada saudável, baseada em alimentos ricos em calorias e pobres em nutrientes. A reeducação alimentar, não só da criança, como também de toda a família, é fundamental para o combate à doença”, explica.

Com o objetivo de alertar a população sobre o tema, profissionais da saúde do município realizarão ações conscientização, como discutir a obesidade infantil com os pais e crianças e promover o “Semáforo da alimentação saudável” nas Academias da Saúde.

Neste contexto, as academias se destacam como um instrumento importante nesta luta. Localizadas em três polos (Bom Sucesso, Verdes Campos e Perucaba), elas atuam no desenvolvimento e manutenção de hábitos saudáveis fundamentais para o combate à obesidade, oferecendo serviços como atividades físicas (incluindo judô para crianças) e práticas de alimentação saudável.

A obesidade infantil começa com o sobrepeso, então o monitoramento da evolução da criança é o primeiro passo para identificar a doença. O diagnóstico depende das medidas de peso, altura, idade e sexo para avaliar seu estado nutricional, que deve ser acompanhado durante o crescimento e desenvolvimento da criança por meio do preenchimento das informações na Caderneta de Saúde.

Este monitoramento é uma oportunidade para prevenir e controlar o problema, mas é válido ressaltar que os hábitos alimentares saudáveis e a prática de exercícios físicos (como andar de bicicleta ou jogar futebol) são essenciais e devem ser adotados não apenas pela criança, mas por toda a família que convive com ela, para garantir um futuro saudável a todos.