Variedades
'Quem ataca o hip-hop é elitista', diz Leci Brandão após Ed Motta chamar fãs do gênero de 'burros'
!['Quem ataca o hip-hop é elitista', diz Leci Brandão após Ed Motta chamar fãs do gênero de 'burros'](http://img.dhost.cloud/Pn46Z8Gg-tH0VRENlTq8D7945Kk=/840x520/smart/s3.tribunadosertao.com.br/uploads/imagens/le-3.jpg)
A sambista e deputada federal Leci Brandão (PC do B) saiu em defesa do hip-hop após o cantor Ed Motta declarar que "quem ouve o gênero é burro" em uma live no Instagram na terça-feira, 11.
Em uma publicação feita nas redes sociais nesta sexta-feira, 14, a cantora e compositora de 79 anos divulgou uma sequência de fotos segurando cartazes que compunham uma frase em defesa do estilo musical.
"Para repor a verdade: quem ouve hip-hop não é burro. Ouvir e fazer hip-hop é resistência. Quem ataca o hip-hop é elitista. Quem acha que representa a cultura preta e não reconhece o hip-hop 'tá' de chapéu atolado. Sem mais. #RespeitaOHipHop", diziam os cartazes.
A deputada não citou diretamente o cantor, que tem 52 anos e é sobrinho de Tim Maia, mas escreveu na legenda: "Entendedores entenderão. E fim de papo".
Na live em que a polêmica começou, Motta disse que "pessoas inteligentes ouvem jazz ou música clássica". "Eu não sou branco, p***. Eu sou preto, mas represento o que a raça tem de mais sofisticado. Qualquer um que ouve hip hop é burro Sem exceção", declarou.
Em seguida, citou como exemplo o comediante Rafinha Bastos: "Outro dia, eu vi um trecho de uma entrevista desse bobalhão desse Rafinha Bastos: 'Ah, porque hip-hop é o tipo de música que eu mais gosto de ouvir'. O cara é um imbecil", disse.
Na ocasião, internautas já haviam acusado o artista de elitismo cultural, preconceito contra manifestações artísticas que não integram um suposto "padrão de qualidade". Normalmente diz respeito àquelas relacionadas a uma tradição, que não são de amplo acesso ou conhecimento para a população em geral.
Mais lidas
-
1PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Moradores do Conjunto Brivaldo Medeiros protestam contra despejo e exigem respeito à promessa de realocação; 240 famílias ameaçadas de perder as casas
-
2PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Prefeitura publica mais portarias de nomeações nesta quinta-feira
-
3O ESTADO DE PALMEIRA
Quando Segurança Pública vira brincadeira: o novo nome confuso da secretaria em Palmeira dos Índios. E a Câmara vai ficar também “pianinho” esperando as benesses? Até quando?
-
4IMPERADOR MANOBRA “BOBOS DA CORTE”
Prefeita Luísa Duarte passa por cima da Câmara e “cria” duas secretarias na canetada para manter sobrinho no poder
-
5EUA
Trump manterá Copa do Mundo, mas poderá dispensar México e Canadá, diz analista