Cidades
Em resposta ao questionamento do vereador Geraldo Ribeiro, Equatorial desmente que está cobrando conta em duplicidade
O vereador Geraldo Ribeiro, da Palmeira dos Índios, usou as redes sociais, neste sábado, 15, para fazer reclamações sobre uma eventual duplicidade de cobrança neste mês de junho, por parte da Equatorial Alagoas.
Em frente ao escritório da empresa na cidade de Palmeira dos Índios, ele mostra um panfleto, orientando sobre a maneira como irá se efetuar a cobrança apenas neste mês. Ele alega que é um “desrespeito” e que é uma empresa mentirosa que trata o consumidor de forma irresponsável. “A empresa não tem o mínimo de atenção ao povo palmeirense. Como o cidadão recebe apenas uma vez por mês vai pagar duas contas de energia?”, questiona.
Em resposta, a Equatorial alega que não haverá duas cobranças, apenas o consumidor irá receber duas faturas neste mês, mas com cobranças relativas a meses diferentes, conforme o que segue:
“Oferecer um serviço cada vez mais ágil e eficiente, adequar o percurso que é feito pelos leituristas e garantir a entrega das faturas de energia dentro do prazo. Esses são alguns dos objetivos da Equatorial Alagoas com o processo de redefinição das rotas de leitura que contemplará os municípios de Palmeira dos Índios, Igaci, Minador do Negrão, Paulo Jacinto, Quebrangulo, Belém, Estrela de Alagoas e Tanque D’Arca.
O projeto, que segue as diretrizes estabelecidas na resolução normativa Nº 1.000 da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e que acontecerá apenas uma vez, já foi aplicado, de forma gradativa, em diversos municípios do Estado de Alagoas.
Durante o mês de junho, os clientes das zonas rurais e urbanas desses oito municípios perceberão algumas mudanças relacionadas a conta de luz. Algumas faturas serão entregues com menos dias de consumo, outras com mais dias e uma pequena parcela de clientes receberão duas contas de luz com vencimento no mesmo mês. A primeira será referente ao mês anterior, devido ao faturamento no final do mês, já a segunda será a fatura do mês corrente.
Luciana Carmo, gerente de relacionamento com o cliente, explica que não haverá mudanças no valor cobrado ao ciente. “É importante destacar que o cliente não será cobrado duas vezes, apenas a data de vencimento das faturas será alterada. Além disso, durante essa mudança, que acontece uma única vez, não haverá prejuízo para o cliente, pois o valor da conta de luz estará exatamente de acordo com o seu consumo do seu medidor de energia”, menciona.
Importante ressaltar que, antes da execução do projeto, os clientes receberam comunicados através de panfletos e informativos na conta de luz sobre o tipo de mudança que a unidade consumidora iria passar durante o processo de redefinição das rotas de leitura.
Entenda quais serão as principais mudanças:
Quantidade de dias faturados
Como parte da mudança, o registro do consumo dos clientes irá variar entre 15 e 47 dias. Assim, alguns consumidores receberão a conta de luz referente a uma quantidade de dias menor que o seu ciclo normal. Ou seja, podendo o valor ser inferior ao que o cliente costuma pagar, porque o cálculo somará um período mais curto, com menos dias de consumo.
Já outras unidades receberão a conta de luz referente a uma quantidade de dias maior que o seu ciclo normal. Dessa forma, o valor pode ser superior ao que o cliente costuma pagar, porque o cálculo somará um período mais longo, com mais dias de consumo.
Outro ponto de atenção, se refere à data de leitura. Alguns consumidores perceberão uma mudança na data em relação ao dia em que habitualmente era realizada. Lembrando que, nos meses seguintes, tudo estará normalizado.
Duas contas com vencimento no mesmo mês
Com a adequação das rotas de leitura, alguns clientes receberão duas contas de luz com vencimento no mesmo mês. A primeira será referente ao mês anterior, devido (ao cliente que tem faturamento no final do mês e naturalmente o vencimento no mês seguinte), já a segunda será a fatura do mês corrente. Vale destacar que o cliente não será cobrado duas vezes, apenas a data de vencimento das faturas será diferente.
Confira os exemplos abaixo:
1ª fatura
2ª fatura
Negociação - A Distribuidora reforça ainda que a empresa está à disposição para negociações especiais, inclusive, com parcelamento via cartão de crédito, sobretudo para os clientes que são baixa renda.
Luciana Carmo reforça ainda que o projeto tem como objetivo obter ganhos de produtividade nas operações de campo, bem como promover melhorias no prazo de atendimento aos clientes.
“Com as novas rotas de leitura dos medidores, todo o trabalho que é feito em campo ficará ainda mais ágil e eficiente. Desde o processo de leitura até a entrega da conta”, destaca a gerente.
Em caso de dúvidas ou mais informações os clientes poderão entrar em contato através do número 0800 0820196 ou nas agências de atendimento.”
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