Cidades

Na véspera de São João, cultura nordestina é exaltada nos arraiás comunitários

24/06/2024
Na véspera de São João, cultura nordestina é exaltada nos arraiás comunitários

Fotos: João Pedro

Com cidade cenográfica em homenagem ao centenário de Arapiraca, comidas típicas e quadrilhas, as comunidades de Batingas, Taboquinha e Jardim Esperança mostraram que as tradições nordestinas seguem vivas no agreste.

No Arraiá Pisoteio, nas Batingas, os principais pontos turísticos de Arapiraca se tornaram cenários para a Quadrilha Pisoteio. O centenário de Arapiraca se transformou em tema “Minha terra é ouro! Uma festança de São João da cultura popular na Arapiraca de Manoel André”, cativando todo o público. “A gente tem se dedicado a construir essa edição do arraiá há um tempo, com as costureiras, os artistas que fizeram a cenografia, os nossos quadrilheiros, tudo isso para entregar uma festa bonita na noite de hoje”, destacou o presidente da Associação Comunitária das Batingas Herbert Pereira.

Na Taboquinha, o prefeito Luciano Barbosa ficou encantado com a dedicação das crianças que fizeram bonito na quadrilha infantil e comemorou o envolvimento de todas as gerações nas festas juninas. “Eu fico muito feliz em saber que acontece o São João de Arapiraca nos quatro cantos da cidade, na zona rural, na zona urbana e todo mundo se mobiliza. Isso que é o verdadeiro São João, que é o que envolve a comunidade como um todo. É muito bom saber que a cidade abraça esse momento”, declarou.

O Arraiá Rosa de Ouro trouxe a fé e a tradição junina para a sua apresentação que contou com quadrilhas visitantes, dança da peneira com as crianças, muita comida típica e forró pé de serra.

Toda a comunidade do Jardim Esperança participou da quadrilha matuta no Arraiá Matuto Macho. “As comunidades têm mostrado o empenho e dedicação para construir os seus arraiás e nós da Secretaria de Cultura ficamos muito felizes em poder contribuir com essas festas”, ressaltou o membro da Secretaria de Cultura, Lazer e Juventude de Arapiraca Aermerson Barros.

Os arraiás seguem até o dia 05 de julho levando animação e forró para as mais de 30 comunidades contempladas no maior São João comunitário do país.