Variedades

No dia do Orgulho LGBTQIA+, atriz travesti de 'Mar do sertão' diz sobre medo da violência: 'Nossa integridade ainda é colocada em risco'

Além de sua carreira como atriz, Jade Sassará possui uma vasta experiência no ramo da moda, tanto na criação de peças quanto em desfiles

Agência O Globo - 28/06/2024
No dia do Orgulho LGBTQIA+, atriz travesti de 'Mar do sertão' diz sobre medo da violência: 'Nossa integridade ainda é colocada em risco'

Neste dia do Orgulho LGBTQIA+, a atriz trans Jade Sassará, conhecida por seu papel na novela "Mar do Sertão", compartilhou reflexões sobre a liberdade de ser quem é e o medo da transfobia que atravessa seu corpo.

— Eu me reconheço enquanto travesti, é uma especificidade, uma identidade de gênero latino-americana, que se localiza dentro do espectro da letra T de trans da sigla — se autodescreve.

Inusitado! Depois de se casar, Murilo Couto passa lua de mel sozinho na Europa

Divórcio turbulento: Patrícia Ramos detalha quando decidiu se separar do ex após polêmicas

“Travesti” é a pessoa que no nascimento foi designada ao gênero masculino, mas se identifica como figura feminina, utiliza os pronomes “ela” e “dela” e não segue o binário “homem X mulher”. Ser uma travesti no Brasil é enfrentar uma série de desafios que vão desde o acesso a direitos básicos até a luta por aceitação e segurança. Jade compartilha sua perspectiva sobre as dificuldades vividas por pessoas trans no país.

— Eu acho que o que falta é a gente ter acesso a muitas coisas que são muito básicas. Acho que é sobre a gente ter acesso ao mercado de trabalho, ter acesso a afeto, ter acesso a família, a suporte, a dinheiro, a saúde básica, a educação. Muitas pessoas trans não conseguem nem terminar o ensino fundamental ou o ensino médio, pois são expulsas de casa pelas famílias. Tudo isso dificulta nossa busca por uma liberdade verdadeira, por um lugar seguro onde possamos exercer nossa potência — enfatiza.

Aos 29 anos, Jade comenta sobre a liberdade e os desafios que enfrenta em sua jornada pessoal e profissional.

— Acho que, para que seja possível acessar uma liberdade no sentido de coletividade, ainda falta muita coisa acontecer. Para que a gente consiga não ter medo e se sentir protegida, ainda falta muita coisa, porque até institucionalmente existem muitas formas de violência direcionadas aos nossos corpos — relata.

A atriz reflete sobre o paradoxo de se sentir cada vez mais corajosa e segura de si, mas ao mesmo tempo mais exposta aos risos da transfobia.

— Cada vez sou mais livre, mais corajosa, mais sem medo, mais segura de mim. Mas isso muitas vezes me coloca em risco, por estar lidando com pessoas que não conseguem respeitar o espaço do outro e acham que podem invadir o espaço de uma pessoa só por ela pensar diferente ou não concordar com alguma coisa dessa existência — expõe.

Essas palavras refletem a realidade de muitas pessoas trans, que, mesmo alcançando grandes conquistas, ainda enfrentam desafios.

Quem é Jade Sassará?

A multiartista carioca tem se destacado em diversas áreas das artes. Seu primeiro trabalho significativo na atuação foi na série da HBO “Todxs nós” em 2020. Logo em seguida, em 2021, participou da série “Verdades secretas 2” da Globoplay. No universo das novelas, fez participação em “Mar do Sertão”, novela das 18h da TV Globo, interpretando a secretária Aleluia.

Nascida no Jardim Botânico, Zona Sul do Rio de Janeiro, Jade morou em São Paulo antes de retornar ao Rio recentemente. A moda foi o motivo que a levou a se mudar para São Paulo, onde sua carreira de modelo acabou a aproximando da atuação. Durante seis meses, ela estudou design de som em Nova York, o que a ajudou a desenvolver trilhas sonoras para várias peças teatrais.

Além de sua carreira como atriz, Jade possui uma vasta experiência no ramo da moda, tanto na criação de peças quanto na execução de desfiles. No último ano, ela participou como modelo da São Paulo Fashion Week, o maior evento de moda do Brasil e o mais importante da América Latina.