Os novos membros do Conselho Municipal de Combate à Discriminação Contra Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transsexuais tomaram posse, na tarde desta sexta-feira (28), em Arapiraca.
A solenidade ocorreu no Centro Administrativo Municipal com a presença do prefeito Luciano Barbosa, deputado federal Daniel Barbosa, secretária de Desenvolvimento Social, Fabrícia Galindo, secretária de Saúde, Rafaela Albuquerque, e de professores da Ufal e Uneal.
Na abertura da cerimônia, o representante da sociedade civil organizada, José Sebastião de Farias, disse que o Conselho tem caráter consultivo e deliberativo. “Este Conselho é a voz da sociedade arapiraquense e os novos membros tomam posse em um dia especial para todos nós”, afirmou José Sebastião, referindo-se ao Dia do Orgulho LGBT, que é comemorado em todo o planeta no dia 28 de junho.
O conselheiro lembrou da Resistência de Stonewall, ocorrida na noite do dia 28 de junho de 1969, nos Estados Unidos, com a batalha travada entre jovens gays e pessoas trans, em sua maioria negras, latinas e imigrantes contra a guarda policial estadunidense. A briga marcou a consolidação da reivindicação dos direitos civis para pessoas LGBTQIA+.
A rebelião aconteceu no Stonewall Inn, um bar onde havia grande circulação de pessoas gays e trans, além de shows de drag queens. As batidas policiais no bar eram constantes e exaltadas, levando por muitas vezes funcionários e frequentadores presos.
José Sebastião lamentou que a existência de apenas três Conselhos de Combate à Discriminação no estado de Alagoas, e um deles em Arapiraca.
“É preciso avançar mais, dialogar com a sociedade e propor políticas públicas em todas as áreas sociais”, acrescentou.
A secretária de Desenvolvimento Social, Fabrícia Galindo, por sua vez, disse que o Conselho é um espaço de discussão das políticas públicas no município de Arapiraca, para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária para todos.
O deputado federal Daniel Barbosa cita a pauta LGBT como importante na sociedade e da luta contra o preconceito. “Nosso gabinete em Brasília está aberto para a defesa da inclusão e do respeito à diversidade”, salientou.
O prefeito Luciano Barbosa, em sua fala, destacou o papel do Conselho de Combate à Discriminação como um espaço de cidadania e do diálogo com propostas para que a sociedade promova a inclusão e respeite à diversidade das pessoas.
O Conselho Municipal de Combate à Discriminação Contra Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transsexuais de Arapiraca é formado por representantes eleitos da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Secretaria Municipal de Cultura, Secretaria Municipal de Saúde, Secretaria Municipal de Educação e da Associação de Lésbicas Gays e Bissexuais de Arapiraca, além de representantes da sociedade civil organizada.
Os novos membros do órgão consultivo e deliberativo foram eleitos para o biênio 2024-2026.