Variedades
Ator de 'Renascer' chora ao contar sobre infância difícil: 'Quero que meus pais vivam uma vida que foi negada a eles'
Juan Queiroz, o intérprete de Pitoco na trama das nove, foi criado em uma comunidade de Belo Horizonte: 'Contexto muito violento'
O jovem ator mineiro Juan Queiroz, de 24 anos, tem trilhado um caminho de batalha desde sua infância até conquistar um lugar de destaque na TV Globo. Criado na comunidade de Cabana do Pai Tomás, em Belo Horizonte, ele iniciou seus estudos teatrais em 2010. Atualmente, o rapaz brilha na novela 'Renascer' como Pitoco, um adolescente em situação de rua que enfrenta os desafios de viver sem lar no Rio de Janeiro.
Após acidente doméstico: Fafá de Belém diz que está obediente na recuperação, e filha brinca: 'Deus me ajude'
No 'Fantástico': Eliana se emociona ao falar de contratação na Globo: 'Transição profissional aos 50 anos, que coisa bonita'
Juan fala sobre a importância de sua família e da comunidade onde cresceu para sua construção pessoal e profissional.
— Era um contexto muito violento, com uma situação de vulnerabilidade muito grande. Graças a Deus, minha família conseguiu se estabilizar um pouco mais, mas sempre tive ao meu entorno pessoas muito vulnerabilizadas — conta o ator.
Juan descreve a relação com sua família como profunda e emocionante. Ele compartilha que seus pais sempre o apoiaram, mesmo nas situações mais difíceis.
— Minha mãe chorou copiosamente quando soube que eu passei no teste para fazer o Pitoco. Meu pai, com os olhos cheios de lágrimas, disse: 'Vamos abrir uma cerveja'. Eles sabem que essa conquista também é deles — destaca.
O papel, que começou pequeno, rapidamente ganhou destaque na trama, refletindo a empatia e a resiliência do personagem. O ator se emociona ao falar sobre a repercussão positiva de seu trabalho.
— Pitoco é um personagem com um potencial empático muito forte. Ele não se permitiu brutalizar pelas coisas que aconteceram com ele. Ele é singelo, simpático e aberto às experiências — comenta Juan.
Juan Queiroz para além das novelas
Além da TV, Juan se prepara para a estreia de três longas-metragens: 'Meu Amigo Pinguim', dirigido por David Schurmann; 'Passagrana', de Ravel Cabral; e 'Made in Favela', de Cristiano Vieira. Em 'Meu Amigo Pinguim', um filme internacional, Juan atuou ao lado de nomes como o francês Jean Reno e a mexicana Adriana Barraza, marcando sua estreia no cinema internacional.
Juan acredita que sua criação, com muita liberdade e sinceridade, foi fundamental para seu desenvolvimento.
— Eu não seria nem um décimo do que sou se não fosse a estrutura que eu tenho, se não fossem os pais que eu tenho, os irmãos que eu tenho. Tudo o que eu conquisto, obrigatoriamente, tem que voltar para eles. Quero que eles viajem o mundo, conheçam a África, a Europa. Quero que vivam plenamente uma vida que, por muito tempo, foi negada a eles — diz ele, com lágrimas nos olhos.
O ator também destaca a importância de olhar para o outro e entender as realidades diversas ao seu redor.
— Sempre fui uma pessoa muito aberta a trocar ideia com todo mundo. É importante olhar para as pessoas na rua, entender suas histórias. Isso enriquece a construção de qualquer personagem e, mais importante, nos torna seres humanos melhores — afirmou.
Sobre seu trabalho na novela 'Renascer', Juan revela que a preparação foi intensa e desafiadora, principalmente nas cenas gravadas no centro do Rio de Janeiro, um ambiente que ele descreve como "muito sério" e que exige responsabilidade na representação dos personagens em situação de rua.
—Tratar esses personagens com seriedade é fundamental. Não queremos vilipendiar a imagem dessas pessoas, mas sim contar um pouco do que pode ser essa realidade para o público — diz.
Mais lidas
-
1PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Vereador Helenildo Neto propõe projetos para fortalecer ética na administração pública afastando criminosos do serviço público e garantir transporte para crianças com deficiência
-
2JOGO DURO
Mesa da Câmara de Vereadores de Palmeira propõe emenda que pode levar à cassação do prefeito por omissão de informações
-
3ATO OBSCENO
Casal é flagrado fazendo sexo em praça no Centro de Palmeira dos Índios
-
4OBITUÁRIO
Ex-conselheiro tutelar de Palmeira dos Índios morre em grave acidente em Pernambuco
-
5PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Após tragédia, Vereadores de Palmeira dos Índios acatam sugestões da Tribuna do Sertão para segurança no Açude do Goití