Variedades

Espetáculo na Gávea reúne bailarinas da periferia do Rio: 'A dança mudou minha vida', diz dançarina

'Coleções' tem apresentações nos dias 2 e 3 de julho, no Teatro dos 4, na Gávea

Agência O Globo - 01/07/2024
Espetáculo na Gávea reúne bailarinas da periferia do Rio: 'A dança mudou minha vida', diz dançarina

Levando bailarinas de diversas comunidades do Rio de Janeiro ao palco do Teatro dos 4, no Shopping da Gávea, "Coleções'' é uma celebração ao talento e à determinação. O espetáculo que mescla dança e teatro abstrato tem duas únicas apresentações esta semana, nos dias 2 e 3 de julho, às 20h.

Na Globo: Nova apresentadora do 'The masked singer', Eliana vai ser dirigida pelo marido, Adriano Ricco

Pensão alimentícia: Ex de Carlinhos Mendigo, Aline Hauck diz ter descoberto prisão do humorista pela imprensa e revela 'inúmeras tentativas de contato'

Dirigido e coreografado por Rocio Infante, que desenvolve uma pesquisa sobre os conceitos de dança, educação somática e performance cênica desde 1990, a montagem propõe uma experiência coreográfica, sonora e visual. No palco, o violão de Mário da Silva mistura ainda música popular brasileira e música clássica europeia.

— Criei uma sequência variada de solos, duetos e conjuntos — adianta Rocio.

Para as bailarinas envolvidas, a dança representa mais do que uma forma de arte.

— A dança mudou completamente a minha vida e da minha família. Eu sinto que me transformou como pessoa e me fez conhecer o mundo e as pessoas de outra forma. Além de mim mesma, de uma maneira diferente — afirma Beatriz Manso, ex-moradora do Jacarezinho e atualmente residente no Méier.

Beatriz não se esquece a oportunidade que teve de dançar no palco do Theatro Municipal.

— A dança abriu muitas portas. Aguçou minha curiosidade para explorar teatro, música, história, política, educação. Aprendi muito dançando, não só sobre como dançar. O que mais me marcou foi ter dançado no palco do Theatro Municipal. Tanto nessa ocasião em que dancei quanto na primeira vez, que só visitei, foi graças a projetos sociais.

Rocio Infante, que fundou a Companhia em 2021, enfatiza a importância do projeto.

— Durante a realização do curso Alwin Nikolais Brasil, proporcionamos oficinas gratuitas atendendo 10 escolas da periferia do Rio. Selecionamos bailarinos das escolas que puderam frequentar um curso avançado de 10 dias. Nesse momento, entrei em contato com as bailarinas e fundei a Companhia — recorda ela.

O projeto, financiado por Rocio, Alberto Del Saz e a professora Claudia Pinto, de Curitiba, oferece uma plataforma para bailarinas de diversas formações e locais do Rio.

— Os cursos me realizaram muito, foram importantes para dar acesso a uma informação muito relevante para a dança, em contato com o universo da Dança do Teatro Abstrato de Alwin Nikolais — acrescenta Rocio.

A montagem conta ainda com elementos cinematográficos, iluminação inovadora e acessibilidade em Libras, além da participação de três violonistas convidados.

Quando e onde assistir:

Espetáculo: "Coleções"

Datas: 2 e 3 de julho de 2024, às 20h.

Local: Teatro dos 4, Shopping da Gávea – Rua Marquês de São Vicente, 52 – 2º piso – Gávea – Rio de Janeiro

Ingressos: R$ 90 (inteira) e R$ 45 (meia)

Capacidade: 400 lugares

Classificação etária: Livre para todos os públicos

Duração: 70 minutos