Cidades

Após São João do Lago, Arraiás Comunitários voltam a agitar bairros de Arapiraca

04/07/2024
Após São João do Lago, Arraiás Comunitários voltam a agitar bairros de Arapiraca
João Pedro/ASCOM Arapiraca

Dança da Peneira, no Arraiá das Flores no bairro Nilo Coelho. Fotos: João Pedro/ASCOM Arapiraca

A festança dos Arraiás Comunitários retomou na noite dessa quarta-feira (3), após os festejos do São João do Centenário, no Lago da Perucaba.

Na comunidade do Nilo Coelho, o Arraiá das Flores estava florido e bem organizado. A Rua José Amaro da Silva foi tomada pelos moradores da região. O Pastoril Menino Deus, do bairro Jardim Esperança, foi o visitante que deu início à festa.

Os organizadores da dança natalina, mas que reina nas noites juninas, dividiram o público no Cordão Encarnado, comandado por Cida Albuquerque e o Cordão Azul pelo veterano Humberto Silva.

João Pedro/ASCOM Arapiraca

Pastoril Menino Deus mantém a tradição natalina no São João

As bandeirinhas coloridas e os arranjos de flores artificiais deram o colorido da decoração especial às tendas e mesas do Arraiá na comunidade Nilo Coelho.

O material foi produzido e doado pelo empresário local Jailton da Silva, que tem uma floricultura há 21 anos e há quatro anos, decora o arraiá do bairro.

O arraiá traz alegria e movimenta os pequenos comerciantes que produzem suas iguarias e vendem na própria comunidade, enquanto assistem com a população a programação oferecida pela prefeitura”, disse Cida Albuquerque.

A sequência das apresentações ficou por conta da Dança das Peneiras, do Xote das Meninas e das quadrilhas Vale do Mandacaru e Matuta. O Trio Alegria com Toinho do Forró com Cleonildo na sanfona e Tonho no triângulo animou a festa e fez o povo se remexer.

João Pedro/ASCOM Arapiraca

A secretária de Cultura, Lazer e Juventude, Gleicy Kelly, acompanha os Arraiás Comunitários da cidade

A secretária de Cultura, Lazer e Juventude, Gleicy Kelly e componentes da equipe acompanharam a primeira noite do retorno dos Arraiás Comunitários de Arapiraca.

Comunidade Mangabeiras

A Rua Zezito Alexandre da Silva, de chão batido, foi o palco do Arraiá Raio Luar, em frente a Associação de Pais e Filhos do Povoado Mangabeiras, como eles chamam lá.

João Pedro/ASCOM Arapiraca

As meninas da comunidade Mangabeiras apresentaram a Dança da Peneira no Arraiá Raio Luar

A animação ficou por conta do puxador Valdemir Lourenço Melo, presidente da associação, e do Trio Alagoano composto por três músicos e um vocalista. A atração da comunidade foi a Dança da Peneira, apresentada pelas meninas da localidade.

Em seguida, o Arraiá Raio Luar recebeu a Quadrilha Matura Brisa Luar, da comunidade Brisa do Lago. O puxador Pirrita fez a festa durante a apresentação na noite fria com uma leve chuvinha, típica do nosso São João.

João Pedro/ASCOM Arapiraca

Quadrilha do Brisa do Lago se apresentou com coreografia e harmonia

Encenação teatral no Cavaco

O encerramento da noite aconteceu no bairro Cavaco com a apresentação da Quadrilha Alvorecer do Sertão. Os integrantes da quadrilha fizeram uma encenação teatral sobre a Ressureição do Alvorecer com o amor proibido de um casal, que terminou em união e comemoração na festa no Arraiá Cavacultura sob as bençãos de Padre Cícero.

João Pedro/ASCOM Arapiraca

Quadrilha Alvorecer do Sertão fez homenagem a Padre Cícero

Neste final de semana tem mais. Veja a programação abaixo:

Sexta-feira 05/07:

19h – Arraiá da Florêncio, na Rua Florêncio Apolinário (entre as ruas Governador Luiz Cavalcante e Marcelino Magalhães) no bairro Alto do Cruzeiro.

20h – Arraiá Luar do Sertão, na Rua José Afonso de Lima (ao lado do posto de saúde).

21h – Arraiá Xaxado no Vale, na Avenida principal do Residencial Vale da Perucaba.

Sábado 06/07:

19h – Arraiá Pé na Roça, na Rua Eulália Leopoldino de Oliveira, no bairro Bom Sucesso.

20h – Arraiá Brisa Lunar, na Rua Judite de Souza, no Residencial Brisa do Lago.

21h – Arraiá Balança Mais Não Cai, na Rua Marinês Nunes dos Santos, no bairro Santa Edwiges (por trás do Supermercado São Luiz).

Veja mais fotos dos Arraiás Comunitários de Arapiraca. É festança junina, minha gente: