Variedades

Ana Rosa e Zezé Motta participam de evento gratuito sobre arte e longevidade no Centro do Rio

Além de debates, palestras e sarau, sábado (6), no Museu de Arte do Rio, mais de 400 artistas entre 50 e 80 anos expõem suas produções artísticas

Agência O Globo - 05/07/2024
Ana Rosa e Zezé Motta participam de evento gratuito sobre arte e longevidade no Centro do Rio

Tem limite de idade para criar? A Academia Carioca de Arte e Longevidade mostra que não. Neste sábado (6), no Museu de Arte do Rio (MAR), mais de 400 artistas entre 50 e 80 anos estarão reunidos mostrando seus talentos nessa área. Eles são bolsistas que têm recebido ajuda financeira para colocarem em prática seus dons. Num evento gratuito, das 9h às 18h, personalidades como Ana Rosa e Zezé Motta marcam presença.

Sexualidade na terceira idade: os preconceitos e como quebrá-los

Às 9h30, Ana Rosa e sua colega de profissão Regiane Alves discutem “A longevidade na TV brasileira’’ num debate mediado por Hermes Frederico. Às 14h, é a vez de Zezé e Heloisa Teixeira encabeçarem a mesa “Duas oitentonas que movem a cultura brasileira’’, numa conversa conduzida por Thiago Gomide.

Mas a programação inclui ainda sarau, encontro entre diferentes gerações com a presença de DJs e uma discussão sobre Direito e diversidade com a escritora Eliana Sousa Silva, diretora das Redes da Maré, e Morris Litvak, criador da Maturi, ONG que recruta e treina profissionais com mais de 50 anos para o mercado de trabalho. A mediação será feita pela jornalista Vera Íris Paternostro, que foi diretora de jornalismo da Globo por 45 anos.

Durante todo o dia, há ainda uma feira onde os vários artistas expõem suas produções ao público interessado.

“Nos próximos anos, vamos precisar de lideranças mais velhas, de mais espaços de criatividade. Então, fomos atrás dessas pessoas por toda a cidade e elas estão participando de oficinas com mediadores culturais. Colocamos cada um para burilar os seus talentos. Vamos lançar pesquisa, prêmio e a campanha ‘Contrate um artista mais velho’”, enfatiza Marcus Faustini, de 52 anos, idealizador do projeto.