Variedades
Vilma Melo recorda drama pessoal que viveu em leito hospitalar ao estrelar peça
Atriz que participou da série 'Encantados' debate em espetáculo a dificuldade de uma família em crise com um filho internado
Em cartaz até o dia 21 de julho, de quinta a domingo, às 20h, no Sesc Copacabana, no Rio de Janeiro, o espetáculo da premiada autora Renata Mizrahi, "O Poeta Aviador", conta com a atriz Vilma Melo no papel de Sheila, uma mãe enfrentando dificuldades financeiras enquanto lida com a doença de seu filho. A peça aborda relações familiares e sociais, mostrando como um casal, com a empresa à beira da falência e um casamento em crise, lida com a pressão de ter um filho internado no hospital.
A vida de Vilma Melo também é marcada por desafios pessoais semelhantes aos de sua personagem. Durante a pandemia, seu marido morreu devido a complicações de uma cirurgia bariátrica. Ela encarou a difícil rotina de acompanhá-lo no hospital, uma experiência que ecoa a realidade de seu papel.
— É uma rotina muito pesada — desabafa.
Vilma relembra ainda que enfrentou desafios significativos relacionados ao racismo durante sua vida. Desde experiências no ambiente acadêmico até os olhares preconceituosos e comentários discriminatórios.
— Lembro de uma vez na faculdade, eu tinha 17 anos. Uma professora me perguntou: 'O que você está fazendo aqui? Por que não está lavando roupa?' Naquela época, isso não era considerado crime —relembra.
Decidida a abandonar os estudos, ela foi encorajada por um professor que acreditava em seu potencial.
— Ele começou a dizer muitas coisas bonitas para mim, e isso me fez perceber como é importante ter alguém que acredita em você — enfatiza.
Papéis que transformam
— Já perdi a conta dos trabalhos que fiz com a Renata Mizrahi. E cada vez que ela escreve, eu me surpreendo. Este texto da peça toca nas relações familiares e sociais, mostra como um casal lida com as pessoas com as quais convive, principalmente o filho, e também a forma como encaram o dinheiro. Existem muitas verdades. Construo a Sheila a partir da observação de muitas mulheres, ouço muito o texto, a direção, os colegas. Além da técnica, uso a minha intuição, pois a criação parte dela — conta Vilma.
Recentemente, Vilma Melo participou da série "Encantados", da Globo.
— Durante a pandemia, para a minha surpresa, fui chamada para fazer um teste. Eu não acredito em coincidências. E posso dizer que 'Encantados' é uma construção realmente horizontal. Não vem de cima para baixo, não é um diretor dizendo o que a gente tem que fazer. A gente sugere muito. E, por ele ser um homem branco, ele ouve muito o que nós, do elenco, falamos. E como nós, pessoas pretas, nos comportamos no subúrbio do Rio de Janeiro — valoriza ela, detalhando: — A maioria de nós se desenvolveu lá, inclusive eu. Tem a Ramile de Irajá, o Chicão, que é de Jacarepaguá, o Dom, que é da zona do Vidigal, o seu Romeu, que é de Caxias mas mora no Recreio, e a Dandara, que foi criada em Caxias e tem toda a família lá. Então, a gente tem um elenco bem diverso e conectado com essas realidades.
A carreira de Vilma é marcada por reconhecimentos de peso. Ela ganhou reconhecimento nacional ao interpretar Chica da Silva no musical "Chica da Silva, o Musical", em 2016, tornando-se a primeira mulher negra a receber o Prêmio Shell de Teatro na categoria de melhor atriz.
— Foi um choque, um grito entalado na garganta — lembra Vilma sobre a vitória que marcou sua trajetória.
A atriz também falou sobre o impacto de "Chica da Silva, o Musical" em um público ainda não acostumado a ver elencos majoritariamente pretos no teatro brasileiro.
— As pessoas saíam dali perguntando: ‘Mas por que um elenco totalmente preto?’ Eu respondia: ‘Por que quando vemos um elenco totalmente branco ninguém questiona?’ Isso ainda era um assunto muito discutido em 2016 — destaca.
Mais lidas
-
1INVASÃO
Indígenas Pankararó e Xukuru Kariri ocupam fazenda em Penedo alegando indicação espiritual
-
2EDUCAÇÃO
Seduc oferta mais de 200 vagas em curso gratuito de Libras
-
3POLÊMICA
Advogado denuncia possível ligação entre demarcação de terras indígenas em Palmeira dos Índios e multinacional ambiental
-
4FLAGRANTE
Imagem mostra momento em que jovem é assassinada a tiros na Santa Amélia
-
5PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Afogamento no açude do Goiti expõe negligência da Prefeitura e falta de segurança pública