Variedades

Usar maquiagem para se transformar em Ana Maria Braga, Jade Picon ou Luan Santana: veja do que a artista Letícia Gomes é capaz

Influenciadora, de 30 anos, fez de seu talento com os pincéis e produtos de make o seu trabalho, conquistando 4,8 milhões de seguidores nas redes sociais

Agência O Globo - 14/07/2024
Usar maquiagem para se transformar em Ana Maria Braga, Jade Picon ou  Luan Santana: veja do que a artista Letícia Gomes é capaz

Já imaginou como seria se transformar em sua celebridade favorita apenas com o uso de maquiagem? A maquiadora Letícia Gomes se tornou conhecida por suas incríveis transformações e chamou atenção de diversos famosos, tanto brasileiros quanto internacionais. A paulistana, de 30 anos, virou Ana Maria Braga, Jade Picon, Luan Santana, Maraisa, Flávia Alessandra, Hebe, Juliette, Deolane Bezerra... Ela fez de seu talento com os pincéis e produtos de make o seu trabalho, conquistando 4,8 milhões de seguidores nas redes sociais.

Ex de Iza: Yuri Lima tenta falar com a cantora, diz que pivô é 'garota de programa', e lamenta: 'Perdi minha família'

Muso do OnlyFans: Ex-bombeiro da Eliana, Yuri Bonotto diz que seu faturamento nas plataformas adultas dobrou

— Quando eu comecei a produzir conteúdo para a internet, eu pensava muito em reproduzir makes do que eu consumia, como personagens de séries, de filmes... Conforme meu perfil foi crescendo, o público passou a pedir várias personalidades e passei a fazer artistas que estavam em alta. Também consigo encaixar as publicidades para filmes em streaming ou cinema — conta ela.

A transformação em celebridades trouxe reações marcantes e alguns ídolos internacionais chegaram até a postar em suas redes sociais vídeos reagindo ao conteúdo de Letícia.

— Vários artistas nacionais já me repostaram, alguns até me acompanham. É algo que não imaginaria para a minha vida. Mas, quando artistas internacionais notam, é incrível, porque é mais difícil chegar até eles. Tanto Ian Somerhalder, o Damon Salvatore de “The vampire diaries”, quanto o Ed Westwick, o Chuck Bass, de “Gossip girl”, gravaram vídeos reagindo à minha transformação. O Ed uma vez até me mandou uma mensagem no direct. Foi surreal!

Entre os brasileiros, a reação mais memorável foi a de Luan Santana. Ela explica:

— O primeiro artista que me notou foi ele, em 2019. O pessoal ficava me dizendo que eu parecia com ele naturalmente. Eu me transformei nele e, no dia seguinte, Luan tinha repostado o vídeo. Eu o conheci pessoalmente depois, foi muito divertido. A gente chegou a fazer um trabalho junto, em que eu o transformei em Elvis Presley. Isso me abriu portas — conta ela, que destaca também quando participou do programa da Eliana, no SBT, no quadro “Famosos da internet” no mesmo ano: — Eu me transformei nela e mostrei o resultado ao vivo. A reação dela foi muito legal. Meu trabalho, então, começou a ter mais visibilidade.

“Vestir” o rosto de outra pessoa exige mais do que habilidade técnica. Também demanda um olhar atento e um estudo profundo dos detalhes. Letícia revela:

— Tenho uma certa facilidade de pegar os trejeitos de um personagem ou de uma pessoa, ainda mais de quem eu acompanho mais. Por isso, fica até mais interessante de levar para o meu perfil. Quando não é alguém com quem estou familiarizada, para fazer o melhor, eu separo fotos e presto atenção em cada detalhe do rosto e assisto a vídeos para ver como a pessoa se comporta. Não faço testes, vou direto para a gravação. É tudo ao vivo! — confessa ela, afirmando que o perfeccionismo é uma parte crucial de seu processo: — Sempre fui muito detalhista. Presto atenção nos mínimos detalhes e levo isso para a maquiagem.

A técnica de luz e sombra é o segredo para as transformações. Seus produtos indispensáveis incluem contorno, corretivo, iluminador e lápis.

— O contorno forte faz a “mágica” acontecer. São itens da maquiagem social, mas utilizo de uma forma mais pesada.

De toda forma, ela também lança mão de outros itens, dependendo do personagem que quer simular.

— Já tenho muita coisa em casa. E pego itens do meu pai quando me transformo em homens. Quando não tenho algo no meu acervo, normalmente peço na internet. Minha mãe também me ajuda muito a resolver os figurinos.

A gravação de um vídeo do processo de transformação pode levar o dia inteiro.

— Quando estou inspirada, flui melhor. Pesquiso na noite anterior e, de manhã, começo a me preparar para gravar, separo o look, a peruca... Não tenho hora para terminar, só paro quando vejo que está legal. Mas a média é umas cinco horas. Além de me produzir, ainda tem a edição dos conteúdos para a internet — diz ela, que conta qual foi o trabalho mais longo: — Levei 12 horas para virar o Venom, inimigo do Homem-Aranha. Precisei de ajuda da minha mãe e do meu namorado na época.

Como fazer cronograma capilar em casa? Aprenda a técnica de famosas como Paolla Oliveira e Iza

Boca sensual: De Yasmin Brunet a Madonna, celebridades apostam na moda de esconder o topo dos lábios

A caracterizadora admite, no entanto, que nem sempre tudo sai como planejado.

— Já gravei conteúdos que não ficaram bons e apaguei tudo, fingindo que eles nunca aconteceram (risos). Mas dá uma frustração — diz ela, que, hoje, lida bem com críticas e comentários negativos, quando, por exemplo, os seguidores não acham que o resultado ficou parecido: — Esses comentários já me magoaram, mas agora estou mais preparada. Sempre vai ter alguém para criticar. Tem algumas que eu sei que não ficaram tão incríveis como poderiam. Mas a maioria gosta.

E com tantas metamorfoses já feitas, ainda falta alguma?

— Sandy, quero fazer. O pessoal está esperando tanto, então tenho que acertar muito. Tem que ser num momento em que eu esteja superinspirada — brinca Letícia.

Fotos: Mansão de vidro de Caio Blat, à venda por R$ 4,5 milhões, tem piscina natural e rampa íngreme de acesso 'equivalente a 4 andares'

Rainha do Pop: Lingerie à mostra, batom vermelho... Veja oito vezes em que Madonna reinou no universo da moda

E qual foi a maquiagem mais especial até agora?

— No aniversário do meu pai (Gilberto), eu me transformei nele. Gravamos lado a lado e o processo foi gostoso e divertido.

Mas se engana quem pensa que Letícia pode sair por aí parecendo outra pessoa...

— Me ver ao vivo não tem o mesmo impacto do vídeo. Além da interpretação, que também conta, eu faço tudo para ser visto num ângulo de frente. Se eu virar um pouquinho, já dá pra notar as marcações fortes no rosto — diz ela, que sempre teve paixão pela maquiagem, desde quando começou a usar os itens de sua irmã mais velha, Gisele: — Eu fazia do meu jeitinho, com 12 anos. Começou como um hobby. Antes de virar maquiadora, cursei um ano de Design de Moda, depois mudei para Administração, em que fiquei um ano e meio. Até trabalhei como recepcionista numa agência de publicidade. Mas continuei maquiando minhas primas e amigas.

Frizz agora pode! Celebridades como Zendaya, Jennifer Lopez e Iza abandonam os fios superalinhados e adotam a textura natural

Vermelho cereja: A cor do momento conquista de Ivete Sangalo a Beyoncé; veja como apostar na tendência

Foi em 2015, aos 21 anos, que ela decidiu trabalhar com o que gostava desde pequena. Depois, realmente encontrou seu nicho e começou a produzir conteúdo para as redes sociais.

— Em 2015, fiz curso para me profissionalizar e comecei a trabalhar com isso. Fiquei dois anos atendendo clientes. Comecei a criar conteúdo para a internet em 2017 — conta a paulistana, que já foi contratada por marcas bem distintas: de fast food e biscoito a medicações e aparelhos de barbear.

Letícia já comprou um carro e uma casa com o fruto de seu trabalho, mas seus sonhos vão além.

— Quero muito lançar minha linha de maquiagem e tenho vontade de atuar. Gosto dessa área e, de certa forma, também levo isso para os vídeos que gravo. Quero me arriscar, sem abandonar o que faço, porque amo — compartilha ela, que agradece: — Fico feliz demais por ter dado certo. Não teria chegado onde cheguei sem os meus seguidores fiéis. Conquistar tudo isso parecia um sonho distante.