Variedades

Ana Paula Arósio completa 49 anos e segue afastada da TV: relembre momentos marcantes da atriz

Último trabalho da atriz em folhetins foi em 2010, na novela 'Insensato Coração', da TV Globo

Agência O Globo - 16/07/2024
Ana Paula Arósio completa 49 anos e segue afastada da TV: relembre  momentos marcantes da atriz
Ana Paula Arósio completa 49 anos e segue afastada da TV: relembre momentos marcantes da atriz - Foto: Reprodução/internet

Conhecida como um dos rostos mais marcantes da televisão brasileira, Ana Paula Arósio está longe das novelas desde 2010, quando participou de "Insensato Coração''. Nesta terça-feira (16), a artista que optou por viver no anonimato completa 49 anos e, mesmo longe dos holofotes, sua imagem continua forte na memória dos fãs, graças aos seus papéis marcantes. Relembre momentos importantes de sua trajetória:

Após Leandro Marçal negar estupro, Ingrid Santa Rita diz que está 'esgotada' e aguardando 'curso natural do processo'

Café com pão de queijo, natação às 6h, povo bonito: 7 pontos que provam que os astros de 'Deadpool & Wolverine' amam o Brasil

Carreira de atriz

Ana Paula começou sua carreira ainda adolescente, aos 12 anos, como modelo. Seu talento e beleza logo a levaram para a televisão, onde estreou na novela "Éramos Seis" (1994), no SBT. Mas foi em "Terra Nostra" (1999), como Giuliana, que ela se consolidou como uma das grandes atrizes de sua geração. A trama, que retratava a imigração italiana no Brasil, conquistou o público e alçou Ana Paula ao status de estrela.

Em "Hilda Furacão" (1998), Ana Paula Arósio viveu o papel de Hilda Müller, uma jovem da alta sociedade de Belo Horizonte que, no auge da juventude, decide abandonar sua vida de luxo para se tornar prostituta. A minissérie, baseada no livro homônimo de Roberto Drummond e adaptada por Glória Perez, foi um grande sucesso

Outro papel marcante foi na novela "Esperança" (2002), onde Ana Paula interpretou Camille, uma personagem fundamental na trama que gira em torno da imigração italiana no Brasil no início do século XX. Camille é uma mulher forte e determinada, envolvida em um triângulo amoroso com Toni (Reynaldo Gianecchini) e Maria (Priscila Fantin). A novela, escrita por Benedito Ruy Barbosa, abordou temas como preconceito, luta e esperança dos imigrantes em busca de uma vida melhor no Brasil.

Já em "Ciranda de Pedra" (2008), Ana Paula Arósio interpretou Laura, uma mulher elegante e sensível que enfrentava diversos desafios pessoais e familiares. A novela, baseada no livro homônimo de Lygia Fagundes Telles e adaptada por Alcides Nogueira, é ambientada na São Paulo dos anos 1950.

Longe dos holofotes

Após seu afastamento das novelas, Ana Paula passou a viver uma vida longe dos holofotes. Em 2010, casou-se com o cavaleiro e arquiteto Henrique Plombon Pinheiro. O casal se mudou para um sítio em Santa Rita do Passa Quatro, interior de São Paulo, onde viveram até 2015 criando cavalos e cultivando cana-de-açúcar. Posteriormente, mudaram-se para o interior da Inglaterra, buscando uma vida mais tranquila e afastada da mídia.

Em 2020, Ana Paula surpreendeu o público ao aparecer como garota-propaganda em um comercial de um banco, onde brincou com seu longo período de ausência. Na época, a campanha gerou grande repercussão nas redes sociais.

Em 2022, aos 47 anos, Ana Paula Arósio reapareceu em um ensaio fotográfico para o livro "Singular", do fotógrafo Jairo Goldflus. O projeto, que retratou 130 mulheres de "cara lavada" e sem maquiagem, trouxe Ana Paula de volta aos olhos do público, destacando sua beleza natural e autenticidade.