Variedades

No Dia Mundial do Emoji, confira curiosidades sobre os ícones: eles são destaque no 'BBB', já viraram filme e quadro em museu

Dia 17 de julho é a data que lembra os pictogramas, criados no Japão no final dos anos 90, que se popularizaram pelo mundo

Agência O Globo - 17/07/2024
No Dia Mundial do Emoji, confira curiosidades sobre os ícones: eles são destaque no 'BBB', já viraram filme e quadro em museu

Nesta quarta-feira, dia 17 de julho, celebramos o Dia Mundial do Emoji, uma data que homenageia esses pequenos ícones que transformaram a maneira como nos comunicamos. Desde sua criação no Japão no final dos anos 1990 até sua adoção global, os emojis passaram a ser uma linguagem universal, capaz de transcender barreiras linguísticas e culturais. Eles não apenas adicionam uma camada emocional às nossas mensagens de texto, mas também influenciam a música, o cinema, a moda e até mesmo a televisão. Confira curiosidades:

Café com pão de queijo, natação às 6h, povo bonito: 9 pontos que provam que os astros de 'Deadpool & Wolverine' amam o Brasil

'Renascer': Morte do bebê de João Pedro e Sandra emociona e atores são aclamados após cenas impactantes

No 'BBB'

No "Big Brother Brasil", os emojis são frequentemente usados. No último ano, o público podia escolher um ícone para avaliar a performance do líder da semana. O queridômetro, que sempre rende altas tretas na casa mais vigiada do Brasil, também é feito com pictogramas como cobra, planta ou coração.

Além disso, no últimos anos, os participantes têm escolhido um emoji para a torcida chamar de sua. A torcida da Juliette, por exemplo, até se chama se cactos por causa da imagem usada pela paraibana nas redes sociais. Fernanda, que entrou com um emoji de onça, teve que mudar para loba após ficar popularmente conhecida assim fora do reality.

Virou filme

O filme "Emoji: O Filme" (2017) trouxe os emojis para as telas de cinema, explorando um mundo onde esses ícones ganham vida.

Palavra do ano

Em 2015, o emoji “chorando de rir” foi escolhido a “palavra” do ano pelo Dicionário Oxford.

No museu

Em 2016, o Museu de Arte Moderna de Nova York (MoMA) incluiu na sua coleção os primeiros emojis, criados por Shigetaka Kurita. Segundo o Museu, o objetivo era ilustrar a transformação dos primeiros ícones para os atuais e promover uma reflexão sobre os costumes associados à escrita, e as mudanças que eles simbolizam.

Qual foi o primeiro emoji criado?

Os emojis surgiram no Japão em 1999. Criados pelo designer Shigetaka Kurita para uma empresa de telefonia, os primeiros 176 emojis tinham como objetivo facilitar a comunicação digital ao permitir que as pessoas transmitissem sentimentos e informações de maneira mais eficaz e visual. Esses ícones rapidamente se tornaram populares no Japão e, com o tempo, se espalharam globalmente.

A popularização dos emojis no Ocidente começou em 2010, quando o Unicode Consortium, organização responsável por padronizar caracteres em sistemas de escrita, adotou os emojis em seu padrão. Isso permitiu que os emojis fossem utilizados de maneira consistente em diferentes dispositivos e plataformas. Em 2011, a Apple adicionou um teclado de emojis ao iOS, e em 2013, o Google fez o mesmo no Android. A partir daí, os emojis se tornaram uma linguagem universal.

Porque a data é comemorada no dia 17 de julho?

A data em que se comemora o Dia Mundial do Emoji é por causa do emoji do calendário disponível nos iPhones. A folhinha do iOS marca o dia 17 de julho e, então, o site Emojipedia resolveu comemorar o dia na mesma data. Mas a Apple não escolheu o número por acaso: foi neste dia, no ano de 2002, que o iCal, o calendário da Apple, para Mac foi lançado.

Após Leandro Marçal negar estupro: Ingrid Santa Rita diz que está 'esgotada' e aguardando 'curso natural do processo'

Atrizes : Heloisa Périssé e filhas fazem piada com curiosidade na família: 'O universo tem seus preferidos'

Qual é o emoji mais usado no mundo?

De acordo com um estudo de 2021, 90% dos usuários globais de internet utilizam emojis para se comunicar. Os emojis mais usados mundialmente incluem o "Rosto com lágrimas de alegria" (), o "Coração vermelho" (️), e o "Rosto com olhos de coração" (). No Brasil, esses também estão entre os mais populares.

Emoji do ano

Todo ano a Emojipedia realiza o Emoji Awards para premiar os emojis mais aguardados e celebrados em todo o mundo. Em 2023, o grande prêmio de Emoji do Ano ficou com a figura da carinha derretendo numa disputa que envolveu 16 competidores.

Qual é a origem da palavra emoji?

A palavra "emoji" tem origem japonesa e é uma junção de duas palavras: "e" (絵), que significa "imagem", e "moji" (文字), que significa "caractere". Portanto, "emoji" pode ser traduzido como "caractere de imagem" ou "pictograma".

Quantos emojis existem no mundo?

Atualmente, existem mais de 3.600 emojis padronizados pelo Unicode Consortium. Essa organização é responsável por aprovar e adicionar novos emojis ao padrão Unicode, garantindo que sejam suportados em diferentes dispositivos e plataformas. A cada ano, novos emojis são introduzidos, refletindo a evolução da comunicação digital e a diversidade cultural e social do mundo.

Famílias homoafetivas

Em 2015, vieram as novas representações de gênero para incluir famílias homoafetivas.

'Lançamento de candidatura'

O emoji com hijab, por exemplo, surgiu para simbolizar os 550 milhões de mulheres muçulmanas que usam o véu no planeta. Até 2017 esse símbolo de identidade religiosa não poderia ser usado num smartphone. Só entrou no Unicode depois que uma saudita de 15 anos, Rayouf Alhumedhi, inconformada por não poder usar nos chats uma figura com a qual se identificasse, lançou a candidatura do desenho.