Variedades
De Anitta a Paul McCartney: quais artistas já cantaram na abertura dos Jogos Olímpicos?
Lady Gaga e Céline Dion são aguardadas para o evento de estreia da Olimpíada de Paris
Um dos momentos mais aguardados dos Jogos Olímpicos é a cerimônia de abertura, que marca o início das competições e é transmitido para todo o mundo. Dentre as atrações mais aguardadas do evento estão a entrada das delegações dos países e os cantores que soltam a voz. Escolhidos a dedo para a apresentação, que movimenta milhares de pessoas, muitos famosos já participaram da cerimônia. Em Paris, não poderia ser diferente.
União: Atletas do vôlei feminino tietam time de handebol para celebrar vitória: 'Jogaram muito', diz Gabi
O amor está no ar: Conheça os namorados e as namoradas das jogadoras da seleção brasileira de futebol das Olimpíadas de Paris
Lady Gaga e Céline Dion são aguardadas para a abertura dos Jogos Olímpicos, que será realizada às 14h desta sexta-feira (26). O público espera uma apresentação diferente, já que são duas intérpretes diferentes entre si. Se de um lado Gaga se mostra sempre excêntrica, Celine se apresenta mais discreta.
Antigamente, os cantores famosos não eram comuns na cerimônia de abertura dos jogos. A presença de intérpretes mais populares só aconteceu na década de 90, quando a própria Céline subiu ao palco no evento da Olimpíada de Atlanta, em 1996. Confira outros famosos que participaram das cerimônias de abertura.
Jogos Olímpicos de Tóquio, em 2021 - Alejandro Sanz, John Legend, Keith Urba e Angelique Kidjo
Realizado em 2021 por conta da pandemia da Covid-19, a cerimônia em Tóquio foi diferente das outras edições. Por conta dos protocolos sanitários, poucos representantes das delegações compareceram ao evento.
Os cantores convidados também interpretaram de forma remota. No momento em que drones voaram sobre o Estádio Olímpico formando o planeta Terra, a canção "Imagine", interpretada por diversos cantores como Angelique Kidjo, John Legend, Keith Urban e Alejandro Sanz trouxe emoção.
Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, em 2016 - Zeca Pagodinho, Marcelo D2, Anitta, Caetano Veloso e Gilberto Gil
Com temas diversos na cerimônia de abertura, que mostrava um Brasil plural, as fronteiras fluidas de gêneros apareceram com Zeca Pagodinho e Marcelo D2, através do hit do sambista "Deixa a vida me levar", que misturou com samba e rap.
Minutos depois, Caetano e Gil cantaram Ary Barroso, "Isto aqui o que é?", canção que é um postal profundo do Brasil. Mais: "a morena que faz penar" da letra encarnada na figura de Anitta, que sem sair do samba, trouxe para o mundo real de cores saturadas do pop-funk a sensualidade.
Jogos Olímpicos de Londres, em 2012 - Paul McCartney
Ao som de "Dark side of the moon", do Pink Floyd, houve um breve espetáculo de fogos de artifícios na cobertura do estádio olímpico, anunciando o início da apresentação de Paul McCartney. Ao piano, o eterno beatle encerrou o evento cantando "Hey, Jude", acompanhado de um coro de milhares de vozes, de torcedores e atletas.
Jogos Olímpicos de Pequim, em 2008 - Liu Huan e Sarah Brightman
Os Jogos Olímpicos em Pequim deixaram um legado cultural para o mundo todo. Se outrora o país se fechava para qualquer tipo de conexão com o mundo ocidental, em 2008 abriu as portas para o mundo inteiro.
Na cerimônia de abertura, uma alegoria que representava o planeta se abria e bailarinos corriam nela para celebrar a união de povos. Isso tudo ao som da cantora inglesa Sarah Brightman e o artista chinês Liu Huan.
Jogos Olímpicos de Atenas, em 2004 - Björk
A cantora islandesa Björk deixou seu nome na história dos Jogos Olímpicos. A artista escolheu a música "Oceania", do álbum "Medúlla", para interpretar na abertura da Olimpíada de Atenas, em 2004.
A escolha da cidade-sede coincidiu por ser na capital da Grécia, tal qual como foi na primeira edição dos jogos, em 1896.
Jogos Olímpicos de Atlanta, em 1996 - Céline Dion
Prestes a se apresentar na abertura dos Jogos Olímpicos de Paris, Céline Dion também esteve no evento de estreia da Olimpíada de Atlanta, em 1996.
A cantora canadense interpretou a canção "The power of the dream", música produzida por Babyface e David Foster exclusivamente para o momento. Eles inclusive trabalharam juntos na trilha sonora do filme "O guarda-costas" (1990).
Mais lidas
-
1POLÊMICA
Advogado denuncia possível ligação entre demarcação de terras indígenas em Palmeira dos Índios e multinacional ambiental
-
2PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Homologação das terras Xukuru-Kariri deve ser concluída até abril, afirma coordenador da Funai
-
3CAMPEÃ
Estudante palmeirense de 17 anos conquista 1º Lugar em Medicina na UFAL em ampla concorrência
-
4TREMOR
Terremoto de magnitude 5,7 atinge o Equador
-
5GOVERNO DE ALAGOAS
Paulo Dantas solicita ao Governo Federal antecipação do pagamento do Fundef