Cidades
Mapas históricos de Arapiraca contam a história de como era o município em 1984
Documentos passarão por um processo triagem e análise do estado de conservação
A história da cidade de Arapiraca ganha mais um capítulo importante e será restaurado para que no futuro mais pessoas possam conhecer um pouco mais sobre o município que mais cresce no Nordeste brasileiro.
A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente, da Prefeitura de Arapiraca, está realizando um plano de ação para os mapas históricos do município.
De acordo com Thamires Leonel, arquiteta e urbanista, mestra em Preservação do Patrimônio Cultural pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), foi realizado um levantamento cadastral do ano de 1984, que registra como era a cidade de Arapiraca há 40 anos.
Ainda segundo ela, está sendo realizado um trabalho muito delicado de triagem e análise do estado de conservação de cada um deles para que seja realizado, por fim, um inventário.
Em seguida, serão realizadas medidas emergenciais de conservação, tais como higienização, planificação, remoção de fungos e acondicionamento adequado.
Além de toda a triagem que está sendo realizada, um projeto de restauração está sendo elaborado para os documentos mais danificados e valiosos, tendo como ideia principal, a construção de um acervo preservado.
Em seguida, serão realizadas medidas emergenciais de conservação, tais como higienização, planificação, remoção de fungos e acondicionamento adequado.
Esses mapas fazem parte do patrimônio histórico do município arapiraquense.
Mais lidas
-
1PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Câmara de vereadores cobra Águas do Sertão por desabastecimento e debate educação, orçamento e políticas sociais
-
2NATAÇÃO
Programa olímpico de Los Angeles-2028 amplia futebol feminino, boxe e natação
-
3GOLEADA
CSA garante cota de R$ 2,3 milhões ao golear a Tuna Luso e seguir para a terceira fase da Copa do Brasil
-
4
Yago Dora e Gabriel Medina avançam em Teahupoo e continuam na briga por vaga no Finals
-
5
Polícia prende “Zé Moreno” acusado de homicídios, latrocínios e tráfico de drogas


