Variedades

Autor de foto de Medina 'voando' já registrou outro brasileiro no ar: veja cliques impressionantes

Francês se especializou na cobertura de surfe e se diz apaixonado pelas ondas desde criança

Agência O Globo - 30/07/2024
Autor de foto de Medina 'voando' já registrou outro brasileiro no ar: veja cliques impressionantes
Autor de foto de Medina 'voando' já registrou outro brasileiro no ar: veja cliques impressionantes - Foto: Reprodução

A foto de Gabriel Medina voando, após o atleta conquistar a maior nota no surfe na história das Olimpíadas, rodou o mundo. O autor foi o francês Jerome Brouillet, de 39 anos, que trabalha para a Agência France Press, focada no registro e na distribuição de fotos. Ele, que é especializado na cobertura do esporte aquático, disse que não foi difícil fazer o registro. É resultado de quem estuda e se antecipa aos movimentos.

Rayssa Leal exalta apoio de Leticia Bufoni nas Olimpíadas de Paris: 'Sempre que ficava com medo, olhava para ela'

'Ariel das pistas' Izabela da Silva passou por transição capilar antes de assumir fios vermelhos: veja antes e depois

"Medina estava atrás da onda e eu não conseguia vê-lo, e então ele aparece. Eu tirei quatro fotos e uma delas era esta. Não foi difícil tirar. Era mais sobre antecipar o momento e onde Gabriel Medina daria o pontapé inicial na onda", disse Jerome ao jornal "The Guardian", complementando que sabia qual era o gesto comum que o brasileiro fazia ao comemorar cada conquista.

Mas esta não é a primeira vez que Jerome impressiona com os cliques. No portfólio dele há vários outros registros. Até outro brasileiro já apareceu voando (não tão ereto quanto Medina neste último registro, claro): Ítalo Ferreira. O clique foi feito na mesma região do Tahiti, a vila de Teahupo'o, onde aconteceu outra competição, em 2022.

"Eu nasci em Marselha, na França. Fui criado, e dei meus primeiros passos principalmente, passando feriados e fins de semana com minha família no nosso barco chamado Chrysaora. Sou um apaixonado por oceanos, amigo dos animais, e um curioso sobre ciências. Amo descobrir novos horizontes, conhecer pessoas e compartilhar histórias e experiências de vida", disse Jerome, ao se descrever no próprio site.

Entre os trabalhos, há registros de ondas impressionantes pela curvatura, outras com a cor se confundindo com o céu, e principalmente de atletas se desafiando em meio a imensidão das águas. Apesar do feito, Jerome minimiza o fato. "Todo mundo vai esquecer disso semana que vem", disse o fotógrafo, também ao jornal inglês.